A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a arbitragem para Vitória x Flamengo do próximo domingo (6), no Barradão, pela segunda rodada do Brasileirão. O árbitro escolhido para o confronto é Rafael Klein, do Rio Grande do Sul, que terá Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau como assistentes, ambos da Federação Gaúcha.
➕ Vitória empata na Sul-Americana e aumenta série negativa antes de enfrentar Flamengo
Essa é a 10ª escala da carreira de Rafael Klein para ser juiz principal de um jogo do Flamengo, o time que teve mais jogos apitados pelo árbitro. A última partida foi o jogo de ida da final da Copa do Brasil 2024 entre Fla e Atlético-MG, vencido por 3 a 1 pelo Mengão, uma partida sem problemas com a arbitragem. Contudo, Klein também já protagonizou polêmicas contra o Rubro-Negro.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A começar com jogo no fim do Brasileirão de 2023. Rafael Klein apitou jogo contra o Santos, pela 31ª rodada, e condiciou a partida no primeiro tempo por atuação confusa junto ao VAR. Gerson dividiu no corpo de Furch e acertou o braço no rosto do adversário como consequência do movimento. Em campo, árbitro marcou falta e deu amarelo.
No entanto, o VAR decidiu intervir em um lance interpretativo e recomendou expulsão. O juiz analisou novamente o lance que viu de perto no campo e mudou de opinião. Em seguida, cometeu erro em Fla x Flu do Campeonato Brasileiro de 2024.
Klein errou primeiro ao não marcar pênalti de Ganso sobre David Luiz, o meia agarrou o zagueiro na frente do árbitro e depois o atingiu com braço na altura do rosto. Entretanto, tanto o árbitro quanto o VAR não classificaram o lance como faltoso, o que gerou muita reclamação de rubro-negros.
O árbitro também apitou partidas do Flamengo contra São Paulo, Bahia e Atlético-MG depois dessas polêmicas, jogos que terminaram sem grandes reclamações contra a arbitragem. Rafael Klein aplicou 40 cartões amarelos nos nove jogos do clube que apitou, uma média de 4,4 por jogo, além de quatro cartões vermelhos e cinco pênaltis marcados (4 a favor do Fla e 1 contra).
A escolha da CBF desagrada ainda mais o Vitória. O clube enviou uma ofício à Federação Baiana de Futebol (FBF) contra o árbitro após a primeira partida da final do Campeonato Baiano 2025. O motivo foi por entender que Everton Ribeiro merecia ser expulso por agredir Neris.
Escala de arbitragem para Vitória x Flamengo
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
- Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)
- Árbitro Assistente 2: Michael Stanislau (RS)
- Quarto Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
- VAR: Rafael Traci (SC)
- AVAR: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo (MG)
- AVAR2: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
- AVAR2: Vinicius Furlan (SP)
- Quality manager: Larissa Ramos Monteiro (RJ)
- Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
- Assessor: Ednilson Corona (SP)
- Assessor: Erich Bartolomeu Antas e Silva Bandeira (PE)
Publicado em fla.mundobola.com/