O Sesc Flamengo tem três jogadoras presentes na convocação do técnico José Roberto Guimarães para os treinos da Seleção Brasileira feminina de vôlei visando a Liga das Nações 2025, divulgada nesta quinta-feira (17). A líbero Laís, a central Lorena e a ponteira Helena Wenk são as rubro-negras presentes na primeira lista da temporada.
➕ Flamengo reformula parceria com o RJ Vôlei e mira Mundial de Clubes
A convocação inicial conta com apenas 10 nomes, já que muitas atletas continuam em competição tanto no Brasil quanto o exterior. As atletas chamadas começam os treinamentos na próxima segunda-feira (21), em Barueri. As atividades acontecem em São Paulo em um primeiro momento em função das reformas no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) fez uma distinção entre atletas convocadas e convidadas para ajudarem nos treinamentos. Essa sinalização aponta que o trio do Sesc Flamengo está entre as convocadas, o que aumenta as chances de permanecerem no grupo conforme outras atletas sejam convocadas. Há expectativa que Zé Roberto promova uma renovação no elenco da Seleção.
CONVOCADAS
Helena (ponteira do Sesc RJ Flamengo)
Lorena (central do Sesc RJ Flamengo)
Laís (líbero do Sesc RJ Flamengo)
Jheovana (oposta do Flor de Ypê/Paulistano/Barueri)
Tainara (oposta do Shanghai Bright, da China)
Luzia (central do oposta do Flor de Ypê/Paulistano/Barueri)
CONVIDADAS
Lyara (levantadora oposta do Flor de Ypê/Paulistano/Barueri)
Marina Sioto (levantadora do Brasília)
Aline Segato (ponteira oposta do Flor de Ypê/Paulistano/Barueri)
Lanna (central oposta do Flor de Ypê/Paulistano/Barueri)
O Brasil estreia na Liga das Nações no dia 4 de junho, no Maracanãzinho, contra a República Tcheca. A primeira semana também contará com duelos contra Estados Unidos, Itália e Alemanha. A segunda janela será sediada na Turquia, de 18 a 22 de junho, e a rodada que fecha a fase de grupos será no Japão entre 9 a 13 de julho. A fase decisiva será disputada na Polônia, de 23 a 27 de julho.
A temporada das atletas convocadas do Sesc Flamengo
A presença do trio rubro-negro na lista da Seleção Brasileira não chega a ser uma surpresa. Afinal, são atletas que já estiveram no radar da seleção, algumas já foram convocadas, e se destacaram ao longo da temporada 2024/25.
A líbero Laís apresentou 67.62% de eficiência no passe, índice que a coloca na segunda posição do quesito entre todas as atletas da Superliga, atrás de Camila Brait por 0.3%. A tendência é que ela brigue por uma vaga no time com Natinha, do praia clube.
Já Lorena conseguiu retornar para a Seleção Brasileira pelo desempenho que teve no Sesc Flamengo. Medalha de prata de Ligas das Nações, Campeonato Mundial e Pan-Americano, a central recebe uma nova chance de Zé Roberto após temporada que brilhou: 80 pontos de bloqueio e 44.9% de aproveitamento no ataque durante a Superliga.
Helena fez uma temporada com mais oscilações. A jovem ponteira fez partidas abaixo, mas também desmontou todo o seu potencial em determinados jogos. Um exemplo foram os 20 pontos marcados na última partida da temporada, contra Osasco.
Mudanças no Flamengo para temporada 25/26
O Flamengo oficializou um novo acordo com o RJ Vôlei para ampliar a parceria a partir da próxima temporada. Com investimento direto e participação na gestão, o Rubro-Negro visa ajudar o time a conseguir reforços de peso para voltar a disputar títulos nacionais e internacionais.
A expectativa é de uma grande reformulação na equipe, mas o trio convocado por Zé Roberto dificilmente deixará o clube. Laís, Helena e Lorena devem permanecer como peças importantes na nova fase do Sesc Flamengo.
Publicado em fla.mundobola.com/