Neste sábado (22), o Flamengo sobe ao gramado do Maracanã para enfrentar um rival que nunca teve pela frente em toda sua centenária história. Trata-se do Maricá, que estreia na primeira divisão do Campeonato Carioca 2025 potencializado pelo bom trabalho do treinador Reinaldo — que atuou pelo Rubro-Negro nos tempos de jogador. Com o primeiro encontro entre os times se aproximando, o MundoBola Flamengo conta um pouco mais sobre a história do “Tsunami”, como é conhecido.
A cidade de Maricá ficou cerca de 12 anos sem um clube profissional na cidade, desde que o Taquaral disputou a Copa Rio de 2005. Em 2017, então, o gestor Douglas Almeida, ex-Araruama, fundou o clube com o objetivo de levar o esporte de volta ao local. Para competir na terceira divisão do Carioca já no primeiro ano, o time fechou uma parceria com o Clube de Futebol Rio de Janeiro.
➕ Flamengo x Maricá: Ferj escala árbitro pivô de grande polêmica em 2024
A estreia oficial do Maricá, ainda como Rio de Janeiro/Maricá, veio no dia 28 de maio de 2017, em empate por 2 a 2 com o Angra dos Reis. No ano seguinte, o clube adquiriu sua própria entrada na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e pôde passar a usar apenas o nome da cidade.
O acesso à segunda divisão do Carioca veio em 2019, com o vice para Esporte Clube Rio São Paulo, enquanto o primeiro título aconteceu logo em 2020. Na ocasião, o clube se sagrou vencedor da Taça Corcovado, equivalente ao segundo turno da segunda divisão, sobre o Nova Iguaçu.
Em 2021, a história continuou sendo feita. Com o vice da Copa Rio para o Pérolas Negras, o Maricá viu o adversário disputar a Série D do Brasileiro e pôde fazer sua estreia na Copa do Brasil em 2022. Contra o Guarani, o time acabou eliminado por 1 a 0 ainda na primeira fase, em jogo disputado em Saquarema.
No ano passado, novo título: com Reinaldo à frente, o Maricá fez uma campanha invicta na Taça Santos Dumont e conquistou o título sobre o Audax Rio, em jogo nervoso que terminou 4 a 3. Com isso, veio a classificação para a final, na qual o clube se sobressaiu sobre o Olaria. Desta forma, o clube assegurou pela primeira vez na história o acesso à Série A do Estadual, além da vaga na Série D de 2025.
Técnico ex-Flamengo
Antes mesmo de o campeonato começar, o técnico Reinaldo (que foi tricampeão carioca pelo Flamengo no início dos anos 2000) abordou o jogo entre as duas equipes. Ciente de que o confronto viria na última rodada, o ex-jogador brincou que gostaria de ver a situação da equipe resolvida antes disso, para não precisar buscar um resultado contra o Mais Querido.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
“Um jogo contra o Flamengo no Maracanã lotado, porque todo jogo do Flamengo é casa cheia, com certeza vai ser um momento especial, emocionante. Mas eu, como treinador, tenho que saber separar isso e focar no meu trabalho. A gente tem que pensar jogo a jogo. Sabe como é a vida de treinador, né? Quero chegar nesse jogo com todos os objetivos alcançados. Não quero nem pensar nisso ainda, porque é a última rodada”, disse ao “ge” na época.
Antes de rodar o mundo, Reinaldo foi revelado na base do Flamengo e atuou como profissional do clube entre 1999 e 2001, quando foi emprestado ao São Paulo. Depois, ainda jogou por PSG, Kashiwa Reysol-JAP, Santos, Al Ittihad-SAU, JEF United-JAP, Botafogo, Suwon Bluewings-COR, Figueirense, Bahia, Paraná, Metropolitano, Luverdense, Inter de Lages, FC Goa-IND, Boavista e Brasiliense.
Sensação do Carioca
Mesmo sendo o menor time entre os 12 do Carioca, o Maricá conseguiu liderar a competição logo na primeira vez em que participa. Invicto até a sexta rodada, quando perdeu para o Vasco, o time chegou a ser uma espécie de “sensação” do Estadual. A estreia já trouxe logo uma surpresa, com a vitória por 2 a 1 sobre o time alternativo do Botafogo.
Depois, o Maricá ainda venceu Boavista e Nova Iguaçu e empatou com Fluminense e Sampaio Corrêa antes da derrota para o Cruzmaltino. O fim da sequência positiva trouxe problemas, e o time não voltou a vencer. Após aquele jogo, vieram derrotas para Madureira, Volta Redonda, Portuguesa-RJ e um empate com o Bangu.
Apesar da sequência negativa neste momento, o time não corre riscos de rebaixamento. Em nono, com 12 pontos, o Maricá está a apenas dois do Vasco, que abre a zona de classificação — mas precisaria de uma combinação extensa e muito improvável de resultados para sonhar com a vaga.
A classificação à Taça Rio ainda é palpável, mas o Maricá precisaria de uma vitória sobre o Flamengo para isso. Atualmente, as vagas estão com Fluminense (14), Botafogo (13), Sampaio Corrêa (13) e Nova Iguaçu (13).
Com o objetivo de seguir na Série A do Carioca cumprido, o Maricá encara o primeiro duelo com o Flamengo na história para fechar sua participação na Taça Guanabara. Os dois times se enfrentam no Maracanã, a partir das 19h (horário de Brasília).
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/