De 1990 a 2022, relembre os momentos decisivos que fizeram do Flamengo um dos maiores vencedores da Copa do Brasil
Flamengo já foi tetracampeão do torneio, e busca o quinto título contra o rival Atlético
A partir de 3 de novembro, o país vai parar para acompanhar mais uma final da Copa do Brasil. Pelo terceiro ano seguido, o Flamengo estará lá disputando a taça. O rival é que muda: o Atlético Mineiro, seu oponente em grandes decisões nos anos 1970 e 80.
Essa rivalidade interestadual aquece todo um histórico de jogos brigados entre os clubes. E em 2024 não será diferente. Nessa edição, o Fla tenta o pentacampeonato na Copa do Brasil. Relembramos os títulos anteriores na competição, portanto, numa breve viagem pelo tempo.
1990: no sufoco
Na segunda edição da Copa do Brasil, o Fla encarou o Goiás na decisão, após atravessar um caminho relativamente tranquilo. Antes de chegar na última fase, o Mengão passou por Capelense, Taguatinga, Bahia e Náutico. Diante do Esmeraldino, dois jogos com apenas um gol, na ida, em pleno Maracanã. O gol solitário do titulo foi do zagueiro Fernando.
2006: clássico para não botar defeito
Se alguém reclamou de tédio no primeiro título, isso obviamente não aconteceu 16 anos depois, quando em 2006 o Fla enfrentou o Vasco valendo uma taça nacional. Desta vez, o Rubro-Negro de Ney Franco superou os desafios de ASA, ABC, Guarani, Atlético Mineiro e Ipatinga antes do clássico dos milhões com o Cruzmaltino.
Obina e Luizão marcaram na ida (2 a 0) e Juan consolidou a conquista na semana seguinte, por 1 a 0. Euforia flamenguista no Maracanã, em cima do maior rival, que anos antes havia feito a festa algumas vezes. Nada como uma doce vingança.
2013: afastando as dúvidas
Anos depois, em um momento facilmente esquecível na história do Flamengo, as taças não eram rotina e o clube vivia em crise com campanhas ruins no Brasileirão. Foi aí que as coisas começaram a mudar. O Fla de Jayme de Almeida entrou logo na primeira fase e precisou passar por Remo, Campinense e ASA até chegar nas oitavas.
Depois, eliminou Cruzeiro, Botafogo e Goiás. Na decisão, contra o Athletico, um empate por 1 a 1 em Curitiba deu a ideia de que tudo estava aberto no confronto. Mas Elias e Hernane Brocador marcaram para acabar com qualquer dúvida (2 a 0). O Fla era tricampeão da Copa do Brasil, no Maracanã.
2022: até o final
No que talvez seja o título mais sofrido entre os quatro da Copa do Brasil, o Flamengo precisou suar sangue contra o Corinthians. Apesar de também ter sido campeão da Libertadores naquele ano de 2022, o Fla de Dorival Júnior não teve desempenho tão brilhante assim quando encarou o Timão.
Isso porque o rubro-negro entrou na fase de oitavas de final e derrubou Altos, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense e São Paulo no caminho até a decisão. Justamente nos dois últimos jogos, as atuações foram abaixo da crítica. Empate sem gols na Neo Química Arena e um jogo que terminou 1 a 1 no Maracanã (gols de Pedro e Giuliano) com gol nos minutos derradeiros. Quis o destino que as penalidades consagrassem uma figura criticada pela torcida: o lateral Rodinei, que converteu o pênalti da vitória.
Publicado em bolavip.com