Seja na terra, seja no mar, a história de 129 anos do Mais Querido é uma das mais ricas do Brasil, com ídolos eternos, torcida apaixonada, músicas, símbolos, além de momentos inesquecíveis em todos os esportes.
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo traz para você a história de como o Rubro-Negro passou a ser chamado de “O Mais Querido”. A origem do termo vem de uma parceria entre o Jornal do Brasil com a empresa de água mineral Salutaris.
➕Hino do Flamengo: a história das composições de Paulo de Magalhães e Lamartine Babo
Em 1927, a rivalidade com o Vasco da Gama ganhou um dos primeiros capítulos do confronto, além de disputas no futebol e no remo. No ano, o Jornal do Brasil e a Água Salutaris lançaram um concurso de popularidade dos times. Para um clube se sagrar vencedor, os torcedores teriam que votar nas equipes através de cupons presentes em uma edição do jornal ou nos rótulos da água mineral.
O time que ganhasse o título de clube mais “sympathico”, levaria para casa a Taça Salutaris, de um metro e meio de altura e banhada em prata. O anúncio da campanha foi feita no dia 1º de outubro de 1927, com o prazo de votação de 4 de outubro a 30 de dezembro.
Os votos deviam ser enviados para a sede do jornal, com apurações realizadas semanalmente e resultados parciais sendo divulgados na edição de cada sábado. Todo o processo de votação foi extremamente auditado pelos clubes.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Torcidas de diversos times se mobilizaram, no entanto, flamenguistas e vascaínos protagonizaram a disputa pela Taça Salutaris. Os cruzmaltinos possuíam apoio de comerciantes, taxistas, jornaleiros e padeiros, enquanto o Rubro-Negro também já era um clube muito popular na época.
Além disso, o Flamengo tinha um forte departamento de escotismo no clube, que movimentou a compra de exemplares do Jornal do Brasil e colocou os escoteiros para angariar votos para o Rubro-Negro.
Na penúltima parcial, o cruzmaltino liderava com 66.547 votos, contra 42.032 do Rubro-Negro. No entanto, a virada veio, no dia 3 de fevereiro de 1928, o Flamengo venceu a disputa com 254.850 votos, enquanto o vice, Vasco, terminou com 183.742. Com isso, o clube conquistou a Taça Salutaris e o apelido de “Mais Querido”.
Ranking final da votação com 736.282 votos no total
- Flamengo: 254.851
- Vasco: 189.742
- América: 55.451
- Villa Isabel: 48.302
- Modesto: 24.578
- Fluminense: 20.141
- São Cristóvão: 18.814
- Botafogo: 14.268
- Bemfica: 10.520
- Brasil F.C: 9.317
Mais Querido: a lenda da malandragem rubro-negra na votação
Há uma lenda que torna a história do apelido de Mais Querido mais especial ainda. Segundo a história, torcedores do Flamengo tiveram a ideia de se passar por torcedores do Vasco, ou seja, usando bigodes falsos, escudos do cruzmaltino e com o sotaque aportuguesado (grande parte dos lusitanos que moravam no Rio eram vascaínos).
A ideia de fingir que eram torcedores do alvinegro tinha como objetivo recolher votos do clube perto da sede do Jornal do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Segundo a lenda, os flamenguistas jogaram os votos dos vascaínos em vasos sanitários e no fosso dos elevadores da sede do jornal.
Apesar dos votos inutilizados terem sido descobertos após a contagem, a veracidade da história nunca foi de fato confirmada. A cerimônia de entrega da Taça Salutaris ao Rubro-Negro aconteceu no dia 10 de janeiro de 1928, no Teatro João Caetano. Atualmente, a taça está exposta no Museu Flamengo, na Gávea, sede social do Clube de Regatas do Flamengo.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/