Flamengo e Brasília Basquete vão se enfrentar nesta terça-feira (8), às 20h30, no Ginásio Nilson Nelson, pelo NBB. Protagonistas da grande rivalidade do basquete brasileiro por muitos anos, os times se encontram na reta final da primeira fase em busca da melhor colocação antes dos playoffs. Para o ala/armador Luís Fernando, conhecido como Gemadinha, o fator casa pode ser a diferença para equilibrar o jogo com o Mengão.
➕ Flamengo x Franca: FIBA confirma horário da semifinal da BCLA
“Os playoffs estão chegando e a gente precisa crescer nessa reta final. Contamos com o apoio da nossa torcida para conseguirmos uma partida mais equilibrada e sair com a vitória diante do Flamengo”, disse o atleta ao portal ‘Correio Brasiliense’.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Antes brigando pela segunda colocação geral com o Flamengo, o Brasília não tem mais chance de alcançar o Orgulho da Nação na tabela após duas derrotas consecutivas. A equipe sofreu derrota para Minas e Vasco nas últimas rodadas, e Gemadinha afirma que o elenco sabe onde precisa melhorar para encarar o Flamengo.
“Conversamos sobre nossos erros nas derrotas para Minas e Vasco. Sabemos exatamente onde precisamos melhorar, tanto defensivamente quanto no ataque. Somos uma equipe de volume e tivemos essa característica bem defendida pelos adversários”, finalizou.
O Mengão chega ao clássico na segunda posição do NBB. São 55 pontos e 77,7% de aproveitamento após 31 rodadas (24V e 7D). Restam três rodadas para o fim do torneio, e o Fla ainda tem chance de ultrapassar o Minas na liderança, mas depende de combinação de resultados nas três rodadas.
A equipe caminha, portanto, para fechar a primeira fase na segunda posição. O que depende do desempenho na série de três jogos como visitante para fechar a fase de classificação. Jogos contra Brasília (8/4), Bauru (13/4) e Franca (15/4).
Já Brasília, por outro lado, é o quarto colocado na tabela de classificação. A equipe tem 50 pontos e 61,3% de aproveitamento (19V e 12D).
Rivalidade de Flamengo e Brasília
O duelo desta terça-feira já foi final de NBB em duas ocasiões. Na primeira edição da história, o NBB 2008/2009, o Mais Querido, sob o comando de Paulo Chupeta, levou a melhor sobre o adversário por 3×2 na melhor de cinco jogos da final. No ano seguinte, no entanto, foi a vez do Brasília dar o troco e conquistar a edição 2009/10.
Mas esse confronto em finais nacionais não está empatado, e a vantagem é do Mais Querido. Isso porque o Mengão derrotou o rival na decisão e conquistou o Campeonato Nacional de Basquete de 2008, o último antes da criação do NBB. Além dos muitos jogos históricos que as equipes protagonizaram durante os anos 2000 e início dos anos 2010.
A saída do patrocinador master do Brasília chega na temporada em que o Flamengo subiu de patamar. Com a base que se transformaria no melhor time de sua história, o Mengão venceu o NBB 2012/13, e na sequência emplacou um tetracampeonato consecutivo. O clube ainda venceria o NBB em 2018/19 e 2020/21.
Publicado em fla.mundobola.com/