Algumas semanas atrás, o Flamengo concluiu o empréstimo com obrigação de compra do meia Carlos Alcaraz, junto ao Everton-ING. Argentino, que chegou como a maior contratação da história do clube em 2024, deixou o Rubro-Negro após pouco mais de cinco meses, em um negócio questionável nos olhos do jornalista Mauro Cezar Pereira.
A clausula de compra sob Alcaraz, definida pelo Flamengo ao Everton, está avaliada em 20 milhões de euros, valor esse muito semelhante ao que o Mengão pagou para o Southampton-ING, para ter o atleta.
➕ Alcaraz encanta jornal inglês com show na Premier League
Tal fato incomodou Mauro Cezar, que analisou que o Rubro-Negro poderia ter pedido mais visto o “desespero” do Everton pelo atleta.
“O jogador mais caro da história do clube foi vendido sem nenhum lucro para o Flamengo, lucro zero, por um clube desesperado pelo jogador, o Everton, com uma coleção de jogadores machucados, precisando de um atleta para essa função. O Everton tinha que evitar compra imediata por conta do fair play financeiro que o tomou oito pontos na temporada inglesa anterior e dessa que está em disputa”, disse.
O jornalista sugeriu um valor maior além de uma cláusula de venda futura, indo contra as condições que teoricamente foram mais favoráveis ao Everton.
“Ou seja, o Flamengo aceitou condições favoráveis ao Everton, correto? Poderia ter falado: tá bom, eu aceito as condições, mas eu não quero 20 milhões. Eu quero 25, eu quero 30, eu quero 20% de uma venda futura”, analisou Mauro.
Alcaraz chegou no Everton e em três jogos soma um gol e uma assistência, participações a gol essas feitas no mesmo jogo, onde o argentino terminou como herói na vitória dos Toffees sobre o Crystal Palace, por 2 a 1, na Premier League.
Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Esse fator foi tido como determinante na análise de MCP sobre a venda do atleta pelo Flamengo, já que além da necessidade de ter o jogador quanto antes, mantendo as atuações, pode ser vendido por mais dinheiro posteriormente.
“O Flamengo está só tentando recuperar o dinheiro, desse jogador que acabou de fazer 22 anos, e se ele for bem no Everton, ele vai para um outro clube na Inglaterra valendo o dobro. E o Flamengo não leva nada. Eu achei a negociação ruim, poderia ter tirado mais dos ingleses, ainda mais pela necessidade. Tanto era necessário, que ele entrou em dois jogos no segundo tempo, já começou como titular, deu assistência e fez um gol. Eles precisavam do cara, mandou bola na trave no jogo passado com cinco minutos em campo. Então eu acho que o Flamengo não fez uma boa negociação nesse caso”, declarou o jornalista.
Entenda obrigação de compra imposta ao Everton por Alcaraz
Para Alcaraz ser comprado pelo Everton, será necessário a utilização de Alcaraz como titular em seis jogos.
Ou seja, segundo o jornalista Venê Casagrande, as duas partidas em que Alcaraz saiu do banco, não contaram para o cumprimento da cláusula. Sendo assim, ainda faltam cinco jogos a serem cumpridos, contando já com a titularidade do argentino no confronto diante o Palace.
Já eliminado de ambas as copas nacionais da Inglaterra, o Everton tem pela frente apenas a Premier League. Faltam 12 rodadas para o fim do torneio, ou seja, a partir de agora, o argentino terá de ser titular em praticamente metade dos jogos dos Toffees.
A próxima partida do Everton será diante o Manchester United, neste sábado (22), em confronto direto na tabela da Premier League.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/