“Ao falar com o Bap, coloquei como condição ter uma voz ativa na escolha do treinador, já que não faz sentido ser diretor e trabalhar com um treinador em que não confio. Quando comecei a estudar o trabalho do Filipe, ainda não era treinador do time principal do Flamengo. Percebi que ele era diferenciado para a realidade do Brasil. Ele tem todas as características de um treinador de alto nível. A primeira delas é ter a noção que tudo que foi como jogador de futebol tem pouco para a profissão que tem agora. Ele tem sede de conhecimento e vai ser o treinador que vai mudar a cara do brasileiro na Europa. Ele vai acabar com a hegemonia dos treinadores portugueses no Brasil”, disse Bap.
Boto detalhou como foi o primeiro contato com Filipe Luís. Além de apresentar sua forma de trabalhar, o diretor técnico fez questão de contar sobre a aceitação do técnico do Flamengo ao tomar conhecimento de como será o trabalho a partir de 2025 no Ninho do Urubu.
“A primeira vez que falei com o Filipe foi por telefone. Eu gosto de opinar. Alguns treinadores não levam isso bem, mas ele disse ‘não quero que me digam sim em tudo’. Temos uma discussão saudável desde o elenco até questões táticas do jogo. O que posso dizer é que o Flamengo tem um DNA. Basta olhar quem foram os jogadores, os ídolos do Flamengo, como o clube passou a ser conhecido na Europa, um jogo ofensivo, dominante, com uma equipe que propor e nunca especula. É criar a partir disso um modelo do Flamengo, que encarna o que o Filipe quer para sua equipe. Tendo isso definido, é tudo mais fácil”, destacou.
Dirigente esclarece situação de Gerson no Flamengo opina sobre propostas rejeitadas: ‘Não era o momento’
Boto falou sobre a situação de Gerson no clube e revelou que propostas pelo Capitão do Flamengo foram rejeitadas. Com contrato até o final de 2027, o meio-campista é uma das principais peças do time de Filipe Luís. O diretor técnico afirmou que, apesar do interesse de outros clubes, o Rubro-Negro considerou que não era o momento de negociar o jogador. Ele também mencionou ter conversado com Marcão, pai e empresário de Gerson, que concordou com a decisão do clube em não o vender.
“É verdade que chegaram propostas pelo Gerson, que recusamos, pois achamos que não era o momento de vender. Tive uma reunião com o pai dele e o importante é que no momento estamos focados e no mesmo caminho, para o que interessa ao Flamengo e ao Gerson”, revelou.
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Português critica grama sintética e indica soluções usadas na Europa
A polêmica do dia no futebol brasileiro envolveu a manifestação de vários atletas, incluindo Gerson, Arrascaeta, Gabigol e Neymar, contra o uso de gramados sintéticos. O assunto chegou ao Flamengo e recebeu apoio de José Boto.
O português afirmou que jogar em gramado natural é completamente diferente de atuar em um sintético, defendendo que o Brasil deveria adotar um modelo misto, semelhante ao utilizado na Europa. Atualmente, apenas o Corinthians utiliza esse sistema na Neo Química Arena.
“Eu não posso tomar uma posição oficial do Flamengo, pois não conversamos sobre isso. Posso dar minha opinião ao que se passa na Europa. Lá é proibido as ligas profissionais atuarem em gramados sintéticos. No máximo híbridos, que me parece uma boa solução, onde se pode jogar futebol sem tanto impacto de lesões. Não vou entrar no mérito de quem tem, pois deve ter razões para isso, mas, se importam tantas coisas da Europa, podiam importar isso. A nível de qualidade de jogo, jogar em gramado natural não tem nada a ver com gramado sintético”, comentou.
➕Filipe Luís faz agradecimento a Boto sobre Danilo: ‘Acerto grande’
Boto cobra fair play financeiro no Brasil
O diretor técnico do Flamengo pediu a implementação do fair play financeiro no Brasil. Direto, o dirigente comparou a situação dos clubes brasileiros com a dos europeus e solicitou punições para aqueles que não cumprem com suas obrigações financeiras.
”Por aquilo que percebo, não existe um fair play financeiro. Temos alguns clubes que nos devem dinheiro e não pagam. Isso na Europa é impossível, pois fazíamos queixa na Uefa e havia transfer ban depois de 3 meses. Tem que se pensar isso no Brasil. Não se pode concorrer com concorrência desleal. Nós temos os salários todos em dia, as contas em dia, contra um oponente que não tem. Em qualquer área da sociedade, a concorrência não é saudável. É algo que a CBF tem que pensar, de punir quem não paga”, iniciou.
Boto destacou que o Flamengo é bastante prejudicado com a ausência do fair play financeiro.
”Para um europeu não faz muito sentido concorrer contra clubes que não pagam jogadores que deveriam pagar. E ver esses clubes continuar comprando jogadores sem algum tipo de sanção. Mas é um problema da CBF, do Ministério dos Esportes, não o Flamengo. O Flamengo é muito penalizado com situações dessas. Ninguém quer ter um transfer ban, mas é o justo: se não tem dinheiro para pagar alguém, não tem dinheiro para comprar jogadores. Agora, é saudável trazer jogadores como Neymar, Danilo, porque isso põe os olhos do mundo na liga brasileira”, concluiu.
Flamengo tem elenco para brigar por todas as competições, aponta Boto
José Boto também afirmou que o Rubro-Negro tem um plantel para brigar pelas competições do calendário.
É óbvio que sim, senão teríamos sido um pouco mais ativos no mercado, embora todos saibam que existiam dificuldades financeiras. O elenco dá garantias para competir em todas as frentes. Existe uma janela no meio do ano e antes do Mundial, que nos permitirá a fazer algumas correções se elas tiverem que ser feitas. Seguramente vamos ver alguns movimentos, que nós estamos pensando e já identificamos”, apontou.
O Flamengo pode levantar sua segunda taça em 2025 neste sábado (22). Uma vitória simples sobre o Maricá, no Maracanã, dá o título da Taça Guanabara ao Rubro-Negro.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/