Na manhã desta quinta-feira (17), a equipe feminina de ginástica artística do Brasil, que conta com quatro ginastas do Flamengo, foi homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Centro de Treinamento do Time Brasil, localizado no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
➕Flamengo brilha em torneio de ginástica na Itália
Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, juntamente com Julia Soares, do Pinheiros, foram eternizadas em dois murais comemorativos, em celebração à inédita medalha de bronze conquistada por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
As imagens retratam momentos marcantes da trajetória do time: uma delas mostra o grupo na arena onde conquistaram a prata no Mundial de 2023, na Bélgica; a outra, que viralizou nas redes sociais durante os Jogos de Paris, traz as ginastas fazendo poses artísticas dentro dos aros olímpicos instalados na Vila Olímpica.
Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, celebrou a homenagem e ressaltou o valor simbólico da iniciativa:
“É um orgulho enorme. É a valorização do nosso trabalho e de tudo o que a gente fez. Quando as pessoas entrarem, vão olhar para a foto e lembrar das Olimpíadas. Vai ser uma fonte de inspiração para todas as gerações que virão” disse, em entrevista ao “ge”.
Além do mural coletivo, a ginasta do Flamengo teve sua foto individual atualizada com as conquistas mais recentes e recebeu um certificado especial do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça.
Ela doou ao acervo do museu o collant amarelo usado na prova do individual geral em Paris 2024, onde conquistou a prata.
“Senti que era um momento bem legal para algo importante ser compartilhado. Fico feliz que eles tenham gostado do collant e tenham visto esse reconhecimento, carinho e respeito que tenho pelo esporte e que eles têm comigo. Estou muito animada para ir lá, visitar e ver meu collant lindo e maravilhoso” contou.
Outras ginastas do Flamengo também falaram da homenagem
Flávia Saraiva foi uma das mais entusiasmadas com a homenagem e relembrou o momento em que o grupo levou as medalhas para os aros da Vila Olímpica.
“Essa foto é incrível. Foi um momento histórico para a ginástica. Uma emoção muito grande representar nosso país. É o sonho de todo atleta chegar a uma Olimpíada e conquistar uma medalha. Me sinto honrada de estar ao lado de tantos campeões. Isso me motiva, e vai motivar as próximas gerações também”, disse a atleta do Rubro-Negro.
Veterana da equipe, Jade Barbosa revelou que o desejo de estampar as paredes do CT já existia antes mesmo do bronze em Paris:
“As fotos no CT viraram uma tradição. A gente via, ao longo dos anos, a importância de cada medalha e pensava: ‘Quando conquistarmos a primeira medalha por equipe, temos que ter uma foto aqui’. Sempre foi um sonho nosso. A imagem da Olimpíada era algo que buscávamos com tudo”, destacou.
O quarteto renovou recentemente com o Flamengo e promete brilhar ainda mais pelo maior clube poliesportivo do país.
Publicado em fla.mundobola.com/