São muitos os pontos deduzidos e teorizados pela imprensa pelo motivo do qual o Flamengo começa tão bem o ano. O principal deles é a qualidade de Filipe Luís, mas outros fatores foram levantados pelos jornalistas da ESPN Gian Oddi e Paulo Calçade, como organização interna e a profundidade/qualidade do elenco.
Paulo Calçade afirma que apesar do ano passado Filipe Luís ainda assim ter pegado parte da gestão de Rodolfo Landim, com a chegada de Bap muita coisa mudou, trazendo um ar mais profissional pro time.
➕ Benja afirma que Filipe Luís é o treinador europeu que Seleção precisa
Isso afeta também como os atletas chegam no clube, vendo que estão em um ambiente profissional e diferente quanto a profissionais e atribuições.
Tudo isso foi ponto de elogio do jornalista, que afirmou estar gostando muito do início promissor do Rubro-Negro, diante esses fatores.
“Eu acho que muita coisa mudou no Flamengo. A gestão do vestiário. O Filipe Luís pegou o finalzinho com alguns personagens que deixavam o vestiário mais agitado. Veio o Boto. O Boto é um comandante da área, totalmente diferente do Braz. A administração do Bap também é diferente. Então você tem um Flamengo que hoje mostra aos jogadores um outro caminho. Um caminho eu diria mais profissional. Isso também faz muita diferença. Então eu gosto desse início de ano, bem bacana em vários sentidos”, avaliou Calçade.
Gian Oddi liga sucesso em relação aos rivais com qualidade do plantel
Já Gian Oddi, se empolga com o Flamengo e vê o Mais Querido como muito superior diante os rivais, principalmente pelo fator “plantel”.
Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O elenco do Flamengo nas últimas temporadas está sempre no pódio dos melhores do país, e isso tem sido determinante para o sucesso do clube, com esse início de 2025, não sendo diferente.
“A vantagem que o Flamengo tem e sempre teve para mim nos últimos anos em relação aos seus rivais, era essa profundidade de elenco. Essa profundidade de elenco ele não teve no ano passado. Porque ele perdeu muitos jogadores o tempo todo por conta de lesão. Então, o potencial que esses jogadores têm e tudo mais, é normal que se aponte o Flamengo como a principal força”, declarou Gian.
O comentarista da ESPN ainda colocou outro fator como causa do início de sucesso nesta temporada. As lesões de jogadores que diferente do ano passado, não estão acontecendo.
Gian Oddi viu um Filipe Luís prejudicado no meio/final da última temporada por conta do excesso de lesões, principalmente no setor ofensivo. Neste início de 2025, não só poucas lesões têm aparecido, como atletas machucados estão retornando.
“O Filipe Luís é muito responsável por esse otimismo, a volta de jogadores importantes, a recuperação dos jogadores, o elenco do Flamengo. Porque é bom lembrar, na temporada passada, durante metade do ano, o Flamengo perdeu quase que metade do seu elenco, do meio para frente. E faz muita diferença”, disparou o jornalista.
Mesmo com a estratégia de rodar o elenco e poupar jogadores, FIlipe Luís tem conseguido manter um padrão de jogo, que possibilita que o Fla mantenha sua identidade e intensidade independente daqueles que comecem jogando.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/