Após a estreia na Libertadores, o Flamengo saiu da Venezuela diretamente para Salvador, palco da segunda rodada do Brasileirão. É lá que o Rubro-Negro vai encarar o Vitória, no domingo (6), no Barradão.
➕ Gerson se recupera e reforça o Flamengo contra o Vitória
E o histórico entre os dois já completou mais de 50 anos, com início em 1972, no primeiro confronto oficial entre eles. Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Paulo César Caju.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A primeira vitória da equipe baiana, porém, viria dois anos depois. Pelo Brasileirão de 1974, Mário Sérgio marcou o gol que devolveu o placar de 1 a 0, desta vez na Bahia.
Números gerais
No geral, entretanto, a vantagem é do Flamengo. Os dois times se encontraram exatas 50 vezes em jogos oficiais na história, com 30 vitórias da equipe carioca. Foram outras dez do Vitória, além de dez empates.
Com isso, o aproveitamento do Mais Querido sobre o rival fica em 60%. Ao longo destes pouco mais de 50 anos, o Flamengo marcou 84 gols e sofreu 53. A média é de 1,68 por jogo.
Jogos marcantes
Entre os maiores placares do duelo, dois jogos destacam-se na história — um 5 a 0 para cada lado. O do Flamengo veio primeiro, no Brasileirão de 1977. Zico (2), Toninho Baiano (2) e Osni foram às redes no Maracanã, em um dia 16 de outubro.
O troco do Vitória viria 21 anos depois, nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1998. Alex Mineiro (2), Agnaldo, Fernando e Tácio marcaram.
Na volta, o Flamengo foi para cima do Vitória e quase conseguiu reverter a diferença, mas dois gols sofridos no início complicaram tudo. Romário abriu o placar aos três minutos, mas Esquerdinha empatou aos sete e Agnaldo virou aos dez.
A partir daí, o Rubro-Negro foi com tudo para cima do rival e viu Romário marcar mais três vezes, enquanto Júnior Baiano também deixou o dele. O 5 a 2, porém, não foi suficiente para reverter a situação.
Outros dois encontros importantes marcaram a história do jogo após a virada para os anos 2000. Primeiro, os times se enfrentaram na Copa dos Campeões de 2002, na fase quartas de final.
E o Flamengo levou a melhor, em jogo único que garantiu passagem à semi. Liedson e Athirson marcaram, e o jogo terminou em 2 a 1. Na fase seguinte, o time cairia para o Cruzeiro, que seria vice para o Paysandu.
Dois anos depois, em 2004, os times decidiriam uma vaga na final da Copa do Brasil. Mais uma vez, o Flamengo levaria a melhor, com um placar agregado de 3 a 0.
Na ida, disputada no Barradão, Fabiano Eller marcou o único gol do jogo aos 37 do segundo tempo. Na volta, Ibson e Nenê, contra, selariam a passagem do Flamengo à final da competição.
A decisão, porém, seria traumática, com a perda do título para o Santo André. Até hoje, foi a última vez que Flamengo e Vitória se encontraram em uma competição de mata-mata.
Gols e artilheiros
Ao longo da história, jogos oficiais entre Flamengo e Vitória já tiveram 137 gols marcados — 84 pelo time do Rio de Janeiro, 53 pela equipe da Bahia. É raro, inclusive, encontrar um 0 a 0.
Isso aconteceu pela última vez em 2008, em jogo pela 32ª rodada do Brasileirão, na Bahia. Entre os 50 jogos, só outros dois terminaram em 0 a 0: um em 1989, outro em 1973.
E ninguém marcou mais vezes nesse embate do que o atacante Romário, autor de nove gols (todos pelo Flamengo). O duelo pela Copa do Brasil naturalmente ajudou, com quatro.
Ainda em 1998, o Baixinho anotou mais três no reencontro pelo Brasileirão, que terminou em 4 a 1 para o Flamengo. Por fim, os outros dois vieram em 1999, em um 5 a 2 pelo torneio nacional.
Confrontos no Brasileirão
Considerando apenas as partidas pelo Brasileirão, os dois times se encontraram 43 vezes, com 24 vitórias do Flamengo (56% de aproveitamento), nove triunfos do Vitória e dez empates.
O maior placar do jogo na competição é justamente o 5 a 0 do Flamengo em 1977. Fora de casa, o placar mais elástico que o Rubro-Negro já construiu foi um 4 a 1, em 1998.
O triunfo mais largo do Vitória também não fica muito atrás: 5 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2004.
Curiosidades
Nos últimos 20 jogos entre Flamengo e Vitória, o time da Bahia venceu apenas três vezes. O Mais Querido conquistou 11 triunfos, e o placar terminou empatado em outras seis oportunidades.
O Flamengo marcou gols em 78% dos jogos contra o Vitória e sofreu em 66% deles. Ou seja, o confronto costuma oferecer bola na rede para os espectadores.
A maior invencibilidade do confronto é do Flamengo — e durou cinco anos. Foram dez jogos sem perder entre 9 de abril de 1998 e 14 de maio de 2003, com nove vitórias e um empate.
Confrontos em outras competições
Além do Brasileirão, Flamengo e Vitória só se encontraram por dois outros campeonatos: Copa do Brasil e Copa dos Campeões. Na primeira, o retrospecto é de um triunfo do time baiano e cinco do Flamengo.
O Vitória só conseguiu eliminar o Flamengo da Copa do Brasil uma vez, justamente no primeiro encontro (0 a 5 na ida e 5 a 2 na volta), em 1998. Nas edições de 2003 e 2004, o Mais Querido se classificou.
Na Copa dos Campeões, conforme descrito acima, o encontro foi em 2002. Em jogo único, o Flamengo venceu por 2 a 1 e foi à semifinal, onde acabaria eliminado pelo Cruzeiro.
Último jogo
A última partida entre os dois times aconteceu pela rodada final do Brasileirão de 2024. O jogo foi marcado por homenagens a Gabigol, que se despediu rumo ao Cruzeiro.
No Maracanã, no dia 8 de dezembro, Alerrandro abriu o placar para os visitantes, mas o próprio Gabigol igualou. Janderson voltou a colocar o Vitória na frente, mas Ayrton Lucas selou o 2 a 2 no fim.
O Flamengo entrou em campo com Rossi; Wesley, Léo Ortiz, David Luiz e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson e Evertton Araújo; Bruno Henrique, Gonzalo Plata e Gabigol.
O que esperar
De histórico positivo como visitante, o Flamengo acumulou 11 vitórias em 23 jogos nessa condição. Desta forma, os torcedores imaginam um time novamente em busca dos três pontos neste fim de semana.
Algo que merece ser destacado é a baixíssima frequência do placar 0 a 0 no confronto, o que indica que teremos gols no Barradão.
Por fim, vale destacar que o Flamengo não perde para o Vitória na condição de visitante há cinco jogos. No período, foram quatro vitórias e um empate para o time do Rio de Janeiro.
Os dados são fornecidos pelo portal OGol
@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original – MundoBola Flamengo
Publicado em fla.mundobola.com/