O Flamengo enfrenta o Maricá neste sábado (22), às 19h30, no Maracanã, em jogo que vale o troféu da Taça Guanabara para o Mengão, e a FERJ definiu a equipe de arbitragem. O árbitro principal escolhido pela entidade é Yuri Elino Ferreira da Cruz, juiz punido pela CBF em 2024 após uma atuação muito ruim na primeira rodada do Brasileirão e ficou de fora da Série A pelo restante do ano.
A partida em questão foi duelo entre Corinthians e Atlético-MG, logo na primeira rodada da liga nacional. Ambos os times deixaram a partida criticando bastante a arbitragem. Pelo lado do time mineiro, as principais reclamações foram a não expulsão de Fagner, pênalti não marcado e o cartão vermelho do volante Rodrigo Battaglia. Enquanto o Corinthians apontou falta de critério, excesso de paralisações e expulsão injusta do técnico Antonio Oliveira. Yuri Elino apresentou 15 cartões na partida. Veja o lance do lateral Fagner:
➕ Mundial de Clubes: Fifa anuncia novo patrocinador
🚨 INACREDITÁVEL: PÊNALTI NÃO MARCADO PARA O GALO?
Fagner pisou no Guilherme Arana dentro da área e sequer foi visto pelo VAR, um possível pênalti a favor do #Galo, além da forte entrada do lateral em cima do meia Zaracho que poderia ocasionar a expulsão do jogador corinthiano.… pic.twitter.com/Z1tkEK32k2
— Beto Guerra (@oBetoGuerra) April 14, 2024
Yuri Elino Ferreira da Cruz foi colocado no Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA) da CBF após a partida. Um processo de reciclagem necessário quando a entidade entende que o árbitro cometeu erros fora do comum e, portanto, precisa reforçar conceitos. Contudo, o árbitro do Rio de Janeiro não voltou para a Série A em 2024. Ele ficou um mês sem apitar após Corinthians x Atlético-MG e foi escalado para 13 jogos da Série B depois de retornar. Ele esteve em duas rodadas do Carioca 2025.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Mas vale destacar o histórico positivo do Flamengo em jogos apitados pelo árbitro. Foram seis partidas do Flamengo no Campeonato Carioca ao longo da carreira, incluindo semifinal de 2024 contra o Fluminense. Ele foi responsável pela arbitragem de outro Fla x Flu e de clássico com o Botafogo, também em 2024, além de confrontos com Boavista (2023), Nova Iguaçu (2022) e Macaé (2021). O Mengão saiu vencedor de todas as partidas apitadas pelo árbitro.
Escala completa de arbitragem para Flamengo x Maricá
- Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
- Assistente 1: Gustavo Mota Correia
- Assistente 2: Lilian da Silva Fernandes Bruno
- 4º Árbitro: Fernando Moraes de Queiroz Varella
- Analista de Vídeo: Jorge Fernando Rabello
- VAR: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
- AVAR: Daniel do Espirito Santo Parro
- AVAR2: Jenifer Alves de Freitas
- Observador de VAR: Cláudio José de Oliveira Soares
- Quality Manager: Wendel de Paiva Gouvêa
Publicado em fla.mundobola.com/