Seja na terra, seja no mar, a história de 129 anos do Flamengo é uma das mais ricas do Brasil, com ídolos eternos, torcida apaixonada, músicas, símbolos, além de momentos inesquecíveis em todos os esportes.
➕O Mais Querido: a história por trás do apelido do Flamengo
Nesta matéria, o MundoBola Flamengo traz para você a lista dos clubes europeus que o Flamengo possui melhor aproveitamento contra. Vale lembrar que está contabilizado tanto amistosos quanto jogos oficiais realizados.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O primeiro confronto contra um europeu foi em 06 de junho de 1948. Na ocasião, Flamengo e Southampton disputaram um amistoso em São Januário, com vitória dos ingleses por 3 a 1. O gol rubro-negro foi do alagoano Durval, que marcou 123 gols pelo clube.
A última vez que o Mais Querido jogou contra um time da Europa foi em 2019, na final do Mundial de Clubes. Em jogo difícil, os ingleses levaram a melhor por 1 a 0. Confira os europeus mais “fregueses” do Flamengo na história.
Benfica (Portugal) – 9 jogos, 6 vitórias e 3 empates
Os portugueses são os maiores fregueses do Flamengo, visto que nunca conseguiu ganhar do Rubro-Negro carioca. O primeiro embate entre os clubes aconteceu no Torneio Charles Miller em 19 de junho de 1956 no Maracanã, com vitória do Mais Querido por 1 a 0, gol marcado por Evaristo de Macedo.
Na primeira partida em Lisboa, no Estádio da Luz, o Flamengo de Fleitas Solich venceu os encarnados por 2 a 1, gols de Evaristo e Índio. O último confronto entre as equipes foi em 5 de agosto de 1997 pelo Torneio Centenário de Belo Horizonte. O Rubro-Negro goleou o Benfica por 5 a 2, gols de Sávio, Iranildo, Lúcio, Rodrigo Mendes e Fábio Baiano.
Gols do Flamengo: 15
Gols do Benfica: 6
AIK (Suécia) e Belenenses (Portugal)- 4 jogos e 4 vitórias
AIK
A lista continua com o clube sueco e o português, que estão empatados na freguesia para o Flamengo. O AIK jogou contra o Rubro-Negro pela primeira vez em 20 de maio de 1951, sendo goleado por 6 a 1 na Suécia.
Hermes marcou um hat-trick, Índio, Adãozinho e Esquerdinha marcaram os outros gols do confronto. O jogo fez parte da excursão do Mengão pela Europa no ano, com 10 vitórias em 10 jogos.
No terceiro confronto, o único no Brasil, o Mais Querido venceu por 5 a 3 em 1957, com três gols de Evaristo de Macedo e um de Henrique Frade e Moacir. Cinco anos depois, o Flamengo jogou com o AIK pela última vez, vencendo por 3 a 1 na Suécia.
Gols do Flamengo: 17
Gols do AIK: 5
Belenenses
Outro português freguês do Rubro-Negro é o Belenenses. Assim como o AIK, o clube de Lisboa também enfrentou o Flamengo em quatro oportunidades, sendo derrotado em todas. Na primeira vez que as equipes se enfrentaram em 1951, o Mais Querido venceu os lusitanos por 3 a 0, com gols de Índio, Hermes e Aloísio.
O último confronto entre Flamengo e Belenenses ocorreu em 1968 no estádio do Restelo, casa do clube português. Na partida, Rodrigues Neto, Reyes e Liminha marcaram na vitória rubro-negra por 3 a 2.
Gols do Flamengo: 13
Gols do Belenenses: 4
Malmö (Suécia) – 5 jogos, 4 vitórias e 1 empates
Os maiores clubes da Suécia tem um retrospecto negativo contra o Mais Querido. Em cinco partidas, o Malmö nunca conseguiu vencer o Flamengo, apenas empatando em uma ocasião: no primeiro jogo entre as equipes em 1944, um jogo disputado que terminou em 4 a 4, com gols Zizinho (2), Bodinho e Durval.
Nas partidas seguintes o Rubro-Negro levou a melhor em todas, com destaque para o último embate entre as equipes em 1962, quando o Flamengo treinado por Flávio Costa goleou os suecos pelo placar de 5 a 1 em Malmö. Dida marcou um hat-trick, enquanto Miranda balançou as redes duas vezes.
Gols do Flamengo: 15
Gols do Malmö: 5
Barcelona, Betis e Valência – 4 jogos, 3 vitórias e 1 derrota
Barcelona
O Flamengo possui retrospecto positivo contra os três espanhóis. O clube catalão enfrentou o Mais Querido pela primeira vez em 1962 no Camp Nou, com o triunfo rubro-negro protagonizado por Dida, que marcou duas vezes.
Seis anos depois o Mengão foi convidado pelo Barcelona a disputar o Troféu Juan Gamper, com vitória dos “culés” por 5 a 4.
Parabéns pelo aniversário de 123 anos, @FCBarcelona! 🥳
Lembra desse jogão de 1968 pelo Troféu Joan Gamper?
Na imagem, os artilheiros Silva Batuta, do Mengão, e o atacante português Jorge Mendonça, do Barça, se cumprimentam. #CRF
📸 @FCBarcelona pic.twitter.com/j7AZqThiOO
— Flamengo (@Flamengo) November 29, 2022
Em 1979, os clubes se enfrentaram pelo Troféu Ramon de Carranza. Zico e Júlio Cesar Uri Geller marcaram na vitória por 2 a 1 contra o Barcelona na semifinal da competição. O Rubro-Negro se classificou para decisão contra o Ujpest (HUN), ganhando de 2 a 0.
Gols do Flamengo: 9
Gols do Barcelona: 6
Real Bétis
Outro espanhol derrotado no Torneio foi o Real Bétis. No ano seguinte, o Flamengo conquistou o bicampeonato do Ramon de Carranza em decisão contra o alviverde, com Zico marcando os dois gols da partida.
O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 1965, também pelo torneio, com Evaristo de Macedo marcando duas vezes na vitória por 3 a 0.
Em 2000, o Rubro-Negro jogou contra o Bétis pela última vez, vencendo por 2 a 1 na Espanha, gols do jovem Adriano Imperador e Edilson.
Gols do Flamengo: 7
Gols do Bétis: 3
Valência
Com os mesmo números de Bétis e Barcelona, o Valência enfrentou o Flamengo quatro vezes pelo Troféu Naranja, na Espanha. Em 1964, o Rubro-Negro venceu dentro do Mestalla por 3 a 1.
Em última partida em 1997, o Mengão também ganhou por 3 a 1, o gol dos espanhóis foi marcado por Romário, contudo, o show foi de Sávio, que marcou um hat-trick.
Gols do Flamengo: 9
Gols do Valência: 4
Real Sociedad, Peruggia e Napoli – 2 jogos e 2 vitórias
Real Sociedad
O Rubro-Negro tem um retrospecto excelente contra outro espanhol, em dois jogos, a Real Sociedad perdeu as duas vezes. O primeiro jogo foi realizado na Espanha em 1980, com Zico e Adílio marcando os gols da vitória por 2 a 0.
Mas o destaque vai para a partida válida pela Copa Sharp, no Japão, em 1990. O Flamengo atropelou o clube de San Sebastián por 7 a 0, com gols de Gaúcho (3), Renato Gaúcho (2), Bobô e Bujica.
Gols do Flamengo: 7
Gols da Real Sociedad: 0
Peruggia
O primeiro clube italiano da lista é o Peruggia, que atualmente figura na terceira divisão italiana. Em 1980, Tita marcou o gol da vitória rubro-negro no primeiro confronto, que 16 anos depois teve o segundo e último embate pelo Troféu Naranja. Em 1996, o Flamengo venceu por 5 a 2 o Peruggia, com gols de Angelo (2), Gilson, Robinho e Fabio Teixeira.
Gols do Flamengo: 6
Gols do Peruggia: 2
Napoli
Outro italiano freguês do Mais Querido é a Napoli, que na primeira partida contra o Mengão em 1981 sofreu uma goleada de 5 a 0, em pleno estádio San Paolo (hoje Stadio Diego Armando Maradona).
Zico (3), Nunes e Adílio marcaram os gols do Flamengo. Em 1993, Nélio marcou na vitória por 1 a 0 em amistoso, que foi o último confronto entre as equipes.
Gols do Flamengo: 6
Gols da Napoli: 0
Frankfurt, Real Madrid e Zaragoza: outros fregueses do Flamengo
O Rubro-Negro possui bom aproveitamento contra outras equipes europeias. Confira os números:
- Eintracht Frankfurt (ALE): 3 jogos, 2 vitórias e 1 empate. Gols do Fla: 5, Gols do rival: 2
- Real Madrid: 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota. Gols do Fla: 5, Gols do rival: 3
- Újpest (HUN): 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota. Gols do Fla: 4, Gols do rival: 4
- Zaragoza (ESP): 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota. Gols do Fla: 3, Gols do rival: 4
- Honvéd (HUN): 5 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Gols do Fla: 18, Gols do rival: 17
No total foram 221 jogos contra clubes europeus, com 109 vitórias, 47 empates e 65 derrotas. O Flamengo marcou 445 vezes e sofreu 318 gols. A maior goleada aconteceu em 1956, contra o SK Brann-NOR, que perdeu de 12 a 1 para o Rubro-Negro.
A primeira camisa branca do Flamengo estreou em 1938, com direito a um hat-trick de Leônidas da Silva!💎
Confira a história por trás do surgimento do segundo uniforme do Mais Querido!🔴⚫#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão pic.twitter.com/YfD1HfVuvc
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 26, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/