Nesta quinta-feira (13), o Flamengo anunciou que o Parque Aquático Fadel Fadel, na sede da Gávea, será a casa do Troféu Maria Lenk 2025. O comunicado foi emitido em conjunto pelo clube e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquático (CBDA) e divulgado nas redes sociais. Será a primeira vez que o Mengão vai sediar a principal competição do país, que o nome homenageia a lendária nadadora brasileira que fez história representando as cores do clube.
“Pela primeira vez na história, o Parque Aquático Fadel Fadel, na Gávea, será a casa da principal competição da natação brasileira: o Troféu Maria Lenk. Nada mais justo do que receber essa disputa no clube que por muito tempo foi a casa da lendária nadadora, que dá nome à competição. Vamos!”, diz o comunicado conjunto do Flamengo e da entidade.
➕ Flamengo x Vasco: Palpites, estatísticas e escalações | 15/02/2025
O Troféu Maria Lenk 2025 será disputado entre os dias 21 e 26 de abril. O torneio contará com a presença dos principais nadadores do país, entre eles os rubro-negros Guilherme Caribé e Gabrielle Assis. A edição deste ano vai servir também como seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2025, em Singapura. Vale lembrar que, em 2024, Caribé conquistou as medalhas de ouro das provas de 50m livre e 100m livre, e Murilo Sartori venceu os 200m livre.
Além disso, a natação do Flamengo em 2024 conquistou o bicampeão brasileiro de inverno na categoria sênior; bicampeonato de inverno e verão nas categorias júnior e juvenil. O clube foi representado nos Jogos Olímpicos de Paris por Sartori e Caribé. E o último, aliás, conquistou medalhas de prata nos 50m livre e 100m livre no Mundial de Piscina Curta, em dezembro.
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A história de Maria Lenk no Flamengo
Assim como destaca o anúncio do Flamengo, sediar a competição é especial para o Rubro-Negro pela história que Maria Lenk fez como nadadora do clube. Um dos maiores nomes da natação nacional, é a única mulher brasileira presente no Hall da Fama dos Esportes Aquáticos.
Vestindo o traje do Flamengo, Maria Lenk foi pioneira em diversos momentos. Entre 1932 e 1935, venceu seus primeiros títulos: o tetracampeonato da Travessia de São Paulo a Nado. Alguns dos muitos títulos de expressão representando o Mais Querido, clube onde nadou até o fim de sua vida.
Lenk se tornou a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, quando participou dos Jogos de Los Angeles, em 1932. Ela também teve papel fundamental como pioneira da natação moderna ao introduzir do nado borboleta, atualmente uma das provas da Natação nas Olimpíadas.
Referência no assunto e autora do livro Longevidade e Esporte, conquistou cinco medalhas de ouro No Campeonato Mundial da categoria 85-90 anos em 2000, na Alemanha. O ícone do esporte morreu aos 92 anos, em 2007, após nadar na piscina do seu clube do coração.
Publicado em fla.mundobola.com/