Flamengo tem vantagem contra Palmeiras desde chegada de Abel Ferreira e em gramado sintético do Allianz Parque
Desde a chegada do técnico português, Fla não perdeu para Verdão no Brasileiro
Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), um dos duelos mais aguardados do Campeonato Brasileiro terá o seu primeiro encontro nessa edição no Allianz Parque, na capital paulista.
O Palmeiras tem o seu primeiro jogo verdadeiramente em casa, já que não atuou no Allianz Parque na derrota diante do Internacional no meio de semana, e quer a recuperação total.
O Flamengo, por sua vez, quer manter os 100% de aproveitamento no campeonato, já que venceu os duelos diante de Atlético-GO e São Paulo nos últimos dias.
Para isso, os rubro-negros têm tido uma vantagem recente numérica nos grandes jogos diante dos palmeirenses, embora os alviverdes tenham vencido os duelos mais decisivos. Mas foi justamente o Allianz Parque o tema das discussões dos últimos dias.
Apesar da reclamação, Fla nunca perdeu do Palmeiras com sintético e Abel
Durante a semana, ganhou destaque na imprensa a reclamação do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ao fato de que o Palmeiras teria vantagem diante do time carioca com a grama sintética do Allianz Parque nos últimos jogos.
Embora o efeito possa parecer nocivo para algumas equipes, o Flamengo ao menos pode dizer que não perdeu para o Palmeiras no Allianz Parque desde que a grama sintética foi implantada no estádio, em 2020.
Em quatro jogos, foram três empates, curiosamente, todos por 1 a 1, em 2020, 2022 e 2023, além de uma vitória rubro-negra por 3 a 1 no Brasileirão de 2021, o que curiosamente faz com que Abel Ferreira nunca tenha vencido o Flamengo no Brasileirão.
Apesar disso, o português tem a vantagem de ter vencido os dois maiores confrontos entre eles, com a final da Libertadores de 2021, em Montevidéu, vencida pelo Verdão por 2 a 1, e a final da Supercopa de 2023, em Brasília, que os paulistas ganharam por 4 a 3. Mas no Brasileiro, o tabu é mais antigo ainda.
Palmeiras não vence Flamengo no Allianz pelo Brasileirão desde 2017
No Brasileirão, a última vitória alviverde é ainda mais antiga e não havia nem mesmo possibilidade de técnicos estrangeiros ou treinadores de Seleção no confronto entre Palmeiras e Flamengo.
Ela ocorreu no Brasileirão de 2017, quando o Verdão venceu por 2 a 0 com dois gols de Deyverson, quatro anos antes de ser o herói de Montevidéu, e foi junto a vitória de 4 a 2 pelo Brasileirão de 2015, as únicas vitórias palmeirenses sobre o Fla no Allianz.
Por outro lado, apesar das dificuldades recentes, no confronto direto, há forte equilíbrio e vantagem palmeirense: em 107 jogos por todas as competições, foram 39 vitórias do Palmeiras, 36 vitórias do Flamengo e 32 empates.
Curiosamente, no confronto entre os dois treinadores, Abel nunca venceu o Flamengo no Allianz, enquanto Tite, que enfrentou o Palmeiras como técnico do Corinthians, jogou 3 vezes no estádio, tendo ganho 1 (1 a 0 no Paulistão de 2015), empatado outra (3 a 3 no Brasileirão de 2015) e perdido 1 jogo (0 a 1 no Brasileirão de 2016).
Publicado em bolavip.com