Rubro-negro é o líder na tabela de classificação e enfrenta o Maricá na última rodada
Flamengo encara o Maricá na última rodada do Campeonato Carioca
O Flamengo enfrenta o Maricá, neste sábado (22), no Maracanã, às 19h (horário de Brasília). O duelo é válido pela 11ª e última rodada do Campeonato Carioca.
A equipe do técnico Filipe Luís lidera a competição com 20 pontos, mesma pontuação do Volta Redonda, mas leva vantagem no saldo de gols, 15 x 3. Com isso, em caso de vitória, o Rubro-Negro, que já está classificado para a semifinal do Cariocão, garante o título da Taça Guanabara.
Além disso, o Flamengo é o maior campeão do torneio, com 24 títulos até o momento. E pode conquistar a 25ª taça no próximo final de semana.
História da Taça Guanabara
A Taça Guanabara é um torneio de futebol do Rio de Janeiro criado em 1965 e, desde 1972, é disputado como uma das fases do Campeonato Carioca. A competição é gerida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
O torneio foi criado para definir o representante do Estado da Guanabara na Taça Brasil, sendo disputado separadamente do Campeonato Carioca até 1971. A partir de 1972, passou a ser o primeiro turno do estadual, consolidando-se como uma etapa fundamental da competição.
Ao longo dos anos, a Taça Guanabara passou por diferentes formatos. Entre 1982 e 2013, serviu como um dos turnos do Carioca, com exceções em 1994 e 1995. Desde 2021, o torneio é a fase classificatória de pontos corridos do estadual.
Domínio do Flamengo na Taça Guanabara
O Flamengo é o clube mais bem-sucedido na história da Taça Guanabara, com 24 títulos conquistados. Em 2024, o Rubro-Negro ergueu mais uma vez a taça, reafirmando sua hegemonia no torneio.
Atrás do Flamengo, o Vasco aparece com 13 conquistas, sendo a última em 2019. O Fluminense tem 12 títulos, o mais recente em 2023, enquanto o Botafogo soma oito conquistas. Além dos quatro grandes, América, Americano e Volta Redonda também já levantaram a taça uma vez cada.
Publicado em bolavip.com