A quarta-feira (12) está sendo de grandes mudanças no comando técnico do basquete do Flamengo. Após anunciar a demissão do técnico Gustavo de Conti e chegada do argentino Sergio Hernández, o clube anunciou a saída de Paulo Chupeta do cargo de coordenador das categorias de base. Nome histórico do Orgulho da Nação pelos títulos que conquistou como treinador.
“Paulo Chupeta, coordenador das categorias de base, também deixa o clube. Chupeta marcou seu nome na história do Mais Querido como treinador e foi peça importante no desenvolvimento do basquete rubro-negro. O clube agradece toda entrega, o profissionalismo e as conquistas ao longo dessas quase três décadas de trabalho. Seu legado ficará para sempre na memória da Nação Rubro-Negra”, diz a nota do Flamengo.
➕ Wesley se destaca em estudo sobre jovens pedindo passagem na Seleção
Paulo Chupeta está diretamente relacionado ao sucesso do basquete do Flamengo no século XXI. Foi sob o comando do ex-treinador que o Rubro-Negro conquistou o primeiro título brasileiro de sua história, em 2008, seguido da taça da primeira edição do NBB em 2009. Ano que levantou também o troféu da Liga Sul-Americana. Isso além de seis títulos estaduais: 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
No clube desde 1997, ficou de 2005 a 2010 como técnico do Orgulho da Nação, o treinador recebeu o convite de assumir a coordenação das categorias de base. Momento que foi conturbado, pois o treinador não ficou contente com a decisão do clube. Mas logo ele acumularia a função de coordenador e treinador, levando o Mais Queridos a dois títulos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (2011 e 2013) e dois Campeonatos Carioca Juvenil (2011 e 2015). Posteriormente ficou apenas com a função de coordenação e participa também das transmissões dos jogos na Fla TV.
Obrigado por tudo, Chupeta! Seu legado ficará para sempre na memória da Nação Rubro-Negra. #FlaBasquete pic.twitter.com/RFepniCC4K
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) February 12, 2025
Sergio Hernández fala sobre desafio de assumir o Flamengo
A troca de Gustavinho por Sergio Hernández surpreendeu torcedores, já que a equipe está no meio da temporada. Mas grande parte dos rubro-negros entende que estava no momento de uma troca no comando. Campeão da Liga das Américas, Sul-Americano de Seleções, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008 e mais, o novo técnico argentino interrompeu pausa na carreira para assumir o Rubro-Negro.
Depois de um tempo sem dirigir, retorno com todas as forças e com grande entusiasmo para me juntar a um gigante como o Flamengo. É uma honra suceder a um treinador do calibre de Gustavo De Conti, que deixou a equipe em uma posição destacada, classificada na Basketball Champions League Americas e bem posicionada na liga brasileira. Assumo a responsabilidade de manter esse alto nível e adicionar meu toque pessoal. Estou muito feliz por retornar ao que é a minha vida e desejo, com todas as minhas forças, trazer muitas alegrias ao Flamengo no futuro”, publicou nas redes sociais.
Publicado em fla.mundobola.com/