Com quatro times brasileiros garantidos, entre eles o Flamengo, o Mundial de Clubes da Fifa prevê uma regra bastante diferente do que o futebol do país está acostumado. De acordo com o regulamento da competição, os clubes só poderão utilizar um patrocinador no uniforme de jogo, que deverá ficar situado no espaço máster da camisa — ou seja, na parte da barriga, abaixo do escudo.
Todas as outras marcas terão que ser retiradas das camisas, o que vai gerar um exercício de análise entre os clubes e seus patrocinadores, que devem analisar outras formas de expor a marca ao longo do torneio. Atualmente, o espaço principal do Manto é ocupado pela Pixbet.
➕ Flamengo pode ter jogo no Brasileiro quatro dias antes do Mundial
A retirada de patrocinadores, obviamente, limita a exposição das marcas e pode gerar uma redução de receita. Até o tamanho do patrocínio permitido foi limitado: conforme o Artigo 12.2.3 do regulamento, o parceiro exposto no espaço máster terá direito a um espaço já definido.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Tudo isso tem o objetivo de tornar os uniformes mais “limpos”, assim como acontece com as seleções. Além disso, a Fifa também quer padronizar o sistema, produzindo uma identidade visual mais parecida entre os competidores durante os jogos.
O Mundial de Clubes estreia o novo formato no dia 14 de junho, com o jogo de abertura entre Al Ahly-EGI e Inter Miami. O Flamengo entra em campo pela primeira vez no dia 16, contra o Espérance-TUN. Depois, ainda encara Chelsea e León-MEX na fase de grupos, respectivamente nos dias 20 e 24. Os dois primeiros jogos serão na Filadélfia, e o terceiro acontece em Orlando.
Além do Rubro-Negro, Palmeiras, Botafogo e Fluminense são os outros brasileiros na competição. Os paulistas estão no Grupo A, com Al Ahly, Inter Miami e Porto-POR, enquanto o Alvinegro ocupa o B — junto a Atlético de Madrid, PSG e Seattle Sounders-EUA. Por fim, no Grupo F, o Tricolor pega Borussia Dortmund, Ulsan-COR e Mamelodi Sundowns-AFS.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/