O Flamengo teve oito jogadores representando suas Seleções durante as 13ª e 14ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, encerradas na última terça-feira (25). No entanto, o saldo rubro-negro não foi positivo, com direito a dois cortes por problemas físicos de estrelas do elenco.
➕Médica detalha lesão que tira Arrascaeta de estreia no Brasileirão
O meio-campista Arrascaeta foi diagnosticado com uma lesão no adutor da coxa direita e ficou fora da última partida do Uruguai contra a Bolívia. Já Gerson, apesar de não ter uma lesão confirmada, sofreu com contratura e fadiga muscular na coxa esquerda e não enfrentou a Argentina.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Ambos foram cortados, estão em tratamento no Ninho do Urubu e preocupam para os próximos compromissos do Flamengo.
Além de Gerson, o Flamengo teve outros três atletas convocados por Dorival Júnior: Wesley, Léo Ortiz e Alex Sandro. O lateral-esquerdo entrou na lista após o corte de Danilo, que sofreu uma lesão na posterior da coxa direita. O clube voltou a ter quatro jogadores chamados para a Seleção Brasileira após 36 anos.
Desempenho em campo
-
Gerson: titular contra a Colômbia, deixou o campo aos 28 minutos do primeiro tempo por conta de dores musculares. Teve um desempenho seguro enquanto esteve em campo, acertando 18 dos 19 passes que tentou. Foi desfalque contra a Argentina.
-
Wesley: estreou pela Seleção ao entrar nos minutos finais contra a Colômbia e teve boa participação defensiva. Contra a Argentina, foi titular, mas não repetiu a mesma atuação e encontrou dificuldades na marcação e na saída de jogo, assim como toda a equipe, que esteve desorganizada em campo.
-
Léo Ortiz: teve participação discreta, entrando nos acréscimos contra a Colômbia. Diante da Argentina, entrou no intervalo e foi mais um a sofrer com a desorganização tática do Brasil e com o domínio argentino. O zagueiro recebeu um cartão amarelo.
-
Alex Sandro: Não foi utilizado em nenhum dos dois jogos.
Atletas a serviço do Uruguai
Arrascaeta foi o único rubro-negro titular contra a Argentina, mas precisou ser substituído ainda no primeiro tempo devido à lesão na coxa. Durante o aquecimento, já havia demonstrado incômodo e precisou de atendimento duas vezes antes de deixar o campo.
De la Cruz, que entrou no lugar de Arrascaeta contra a Argentina, teve uma atuação discreta. Ele não foi relacionado para enfrentar a Bolívia, pois, segundo informação do “ge”, a comissão técnica do Uruguai optou por poupá-lo devido às dificuldades de jogar na altitude.
Varela, por sua vez, não atuou contra a Argentina, mas foi titular no empate contra a Bolívia e jogou por 62 minutos nos mais de 4.000 metros de altitude da cidade de El Alto.
Destaque equatoriano
Gonzalo Plata foi o único jogador do Flamengo titular nas duas rodadas das Eliminatórias. Atuou os 90 minutos contra a Venezuela e o Chile. Embora não tenha marcado gols, foi elogiado pelo técnico Sebastián Beccacece pela sua atuação e participação decisiva na vitória equatoriana.
Retorno ao Flamengo e avaliação
Com o fim da data FIFA, os jogadores voltam a se apresentar ao Flamengo para a sequência da temporada. A comissão técnica avalia a condição física dos atletas para definir a utilização no próximo compromisso, contra o Internacional. As lesões de Arrascaeta e Gerson preocupam, enquanto os demais retornam sem problemas aparentes.
O Mengão estreia pelo Brasileirão 2025 neste sábado (29), às 21h (de Brasília) contra o Internacional, no Maracanã.
ESPN PEGOU PESADO? 🤔🔥
A ESPN Brasil causou polêmica ao postar um vídeo de Wesley, do Flamengo, errando um lance no treino da Seleção Brasileira, com a legenda: “joga muito”. O post revoltou torcedores de vários clubes, que viram a publicação como uma tentativa de ridicularizar… pic.twitter.com/NofURrtEDw
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) March 19, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/