Vice para o Flamengo na Supercopa do Brasil de 2025, o Botafogo voltou a sair derrotado de campo na última quinta-feira (20), contra o Racing-ARG, no jogo de ida da Recopa Sul-Americana. E, se o 2 a 0 para o time argentino já complicou as chances do Alvinegro de conquistar o título, também serviu para afundar o time carioca como o pior da Série A em termos de aproveitamento.
Além disso, outra marca negativa também acabou estabelecida no jogo da Argentina. Com sete derrotas em 12 jogos, o time do Rio de Janeiro também é o que mais perdeu entre todos os competidores da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
➕ Flamengo tem até dia 28 de fevereiro para definir futuro de Pablo
O Botafogo já foi derrotado em 2025 por Maricá, Sampaio Corrêa, Volta Redonda, Flamengo (duas vezes), Madureira e Racing. As únicas quatro vitórias vieram sobre Portuguesa-RJ, Bangu, Fluminense e Nova Iguaçu, enquanto o duelo com o Boavista terminou em empate. No total, o time soma apenas 36,1% de aproveitamento.
O balanço entre gols pró e contra também é negativo. Com apenas 12 tentos marcados e 16 sofridos, o Alvinegro precisa de 14 finalizações em média para marcar um gol, segundo o site especializado em estatísticas “Sofascore”. Em compensação, para deixar a bola entrar em seu próprio gol, bastam 9 chutes do adversário.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Motivos para a queda brusca
Campeão de Brasileiro e Libertadores em 2024, o Botafogo tem alguns fatores que explicam a fase ruim. Além de perder o técnico Artur Jorge para o Al-Rayyan-CAT, o time carioca viu Thiago Almada e Luiz Henrique partirem para a Europa, o que prejudicou também as atuações de outros jogadores de destaque — como Igor Jesus e Savarino, por exemplo.
Como John Textor disse que “o ano só começa em abril”, o time não teve até hoje uma reposição na área técnica. Depois de começar o Carioca com Carlos Leiria no comando, o Alvinegro o trocou por Cláudio Caçapa, que fez seu primeiro jogo na Argentina. Alexander Barboza, um dos expoentes do elenco, chegou a criticar o planejamento após a derrota.
“Mudou muito. Não temos o treinador do ano passado. O de hoje só teve três treinos com a gente. É um interino, não sabemos se vai ficar o ano todo. Os jogadores também mudaram, saíram 16. Aos poucos, os reforços chegam. Muitos ainda não podem jogar, leva tempo. Alguns voltam de fora, precisam se adaptar ao futebol brasileiro. Acho que o tempo é curto, atrapalha. Não conseguimos ter uma nova ideia, fazer o que o treinador quer. O trabalho tem uma semana. É difícil que as coisas deem certo desse jeito”, disse à “ESPN” da Argentina.
O momento complicado, claro, cobra um preço também no Campeonato Carioca. Sexto colocado com 13 pontos, o Alvinegro precisa vencer o Vasco, no próximo domingo (23), para tentar entrar na zona de classificados à semifinal. Com Flamengo e Volta Redonda garantidos, a briga é pelas duas vagas restantes, atualmente em posse do próprio Cruzmaltino e do Madureira. A bola rola às 18h30 (horário de Brasília), em São Januário.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/