Pela primeira vez na história, o Brasil conseguiu vencer a França no futebol feminino. O resultado não poderia ter vindo em hora melhor. Isso porque, a equipe brasileira conseguiu eliminar a anfitriã das Olimpíadas neste sábado, com uma vitória por 1 a 0, para avançar a próxima fase.
A partida foi marcada por muita resiliencia da equipe brasileira, que entrou em campo sem a principal jogadora. Marta havia sido expulsa contra a Espanha na última rodada da fase de grupos, e por isso, ficou de fora do confronto das quartas de final.
Mesmo assim, o time do Brasil mostrou um poder coletivo que não foi visto anteriormente na competição para surpreender as favoritas. Em jogo de amplo domínio francês, as brasileiras tiveram que se superar na defesa.
A goleira Lorena foi um dos destaques do confronto. A arqueira defendeu um pênalti no confronto no primeiro tempo e realizou defesas dignas de moldura para manter o 0 a 0 no placar.
Na reta final, Gabi Portilho aproveitou erro no recuo da equipe francesa para marcar. A atacante antecipou passe da defesa adversária para sair na frente do gol e balançar as redes aos 82 minutos. Com a vantagem, as brasileiras conseguiram neutralizar as investidas da França nos minutos finais. Nem os 16 minutos de acréscimos foram capazes de fazer a equipe francesa arrumar brechas para quebrar a defesa do Brasil.
Publicado em diariodofla.com.br