O FlaBasquete conquistou o título da BCLA 24/25 ao vencer o Boca Juniors por 83 a 27, neste sábado (19), no Maracanãzinho, e garantiu a vaga para disputar o Mundial. Bicampeão do torneio entre os vencedores continentais, o Orgulho da Nação vai brigar pelo tricampeonato no segundo semestre deste ano.
➕ Pedrinho é acusado de ameaçar setorista do Flamengo no Maracanã
A edição de 2025 da Copa Intercontinental da FIBA será sediada em Singapura. A entidade ainda não oficializou as datas da competição. Contudo, considerando que os torneios anteriores foram disputados em setembro, é provável que a edição deste ano ocorra no mesmo período.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O FlaBasquete conquistou o mundial nas duas vezes que chegou como campeão continental: 2014 e 2022. O Mais Querido também foi convidado para ocupar a vaga de país-sede quando o torneio foi sediado no Rio de Janeiro, em 2019, edição que o Rubro-Negro ficou com o vice-campeonato.
Formato do Mundial Interclubes da FIBA
Seis equipes disputam o Mundial Interclubes de Basquete da FIBA. Os campeões das principais competições continentais organizadas pela entidade ganham uma vaga: Basketball Champions League Americas (América), a Basketball Africa League (África) e a Basketball Champions League (Europa).
Além de representantes da Ásia, um time da NBA G-League (campeão ou convidado) e um clube para representar o país-sede. Esses seis times são divididos em dois grupos, e as equipes da mesma chave se enfrentam em formato todos contra todos.
Os primeiros colocados de cada grupos avançam para disputar a final, enquanto os segundos colocados fazem o jogo do terceiro lugar, e os últimos duelam para definir quem fica com a quinta colocação.
Os títulos do FlaBasquete no Mundial
2014
O formato da edição de 2014 era muito diferente do atual. Na ocasião, os campeões das Américas e da Europa se enfrentaram em jogos de ida e volta para definir o campeão. Com o torneio sediado no Rio de Janeiro, o Flamengo enfrentou o Maccabi Tel Aviv praticamente duas vezes em casa.
Após perder a primeira partida por apenas dois pontos (66 a 69), o Mengão venceu o segundo jogo por 90 a 77 na HSBC Arena lotada. Placar que reverteu a diferença e garantiu o título com o placar agregado de 156 a 146.
-
Jogo 1 – 26 de setembro de 2014
Maccabi Tel Aviv 69×66 Flamengo
Local: HSBC Arena, Rio de Janeiro -
Jogo 2 – 28 de setembro de 2014
Flamengo 90×77 Maccabi Tel Aviv
Local: HSBC Arena, Rio de Janeiro
2022
O formato estava mais próximo do atual quando Mengão retornou ao Mundial Interclubes da FIBA, mas ainda não era o aplicado atualmente. Com quatro times na disputa, o torneio começou na fase semifinal com o duelo entre FlaBasquete e Lakeland Magic, campeão da G-League.
A vitória por 94 a 71 garantiu o Fla em mais uma final para enfrentar dessa vez o San Pablo Burgos, da Espanha, campeão da Basketball Champions League. Em um jogo apertado e focado no desempenho defensivo, o FlaBasquete foi campeão por 75 a 62.
Flamengo 94 x 71 Lakeland Magic
Flamengo 75 x 62 San Pablo Burgos
Publicado em fla.mundobola.com/