Flamengo e Franca se enfrentam nesta sexta-feira (18), às 21h10, no Maracanãzinho, em jogo válido pela semifinal da Champions League Américas (BCLA). Partida que coloca frente a frente dois times que protagonizam a maior rivalidade do basquete brasileiro nos últimos anos, e os treinadores Sérgio Hernández e Helinho projetam um bom duelo de estratégias.
➕ FlaBasquete reencontra rival Franca na busca por retomar o trono da BCLA
Os treinadores e capitães das equipes participaram de coletiva de imprensa para promover o confronto, nesta quinta (17), e Helinho começou afirmando que utilizará todo o repertório tático que adquiriu ao longo da temporada para tentar superar o Rubro-Negro. Ele acredita que os times já definiram parte do plano de jogo e mantêm marge de adaptação para mudanças durante o jogo.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
“Durante um trabalho de uma temporada, você vai adquirindo repertório técnico e tático ao longo dos dias, das semanas, dos meses. E quando você chega numa competição como essa, você tem todo aquele repertório que você adquiriu ao longo desses meses para colocar em prática. Mudanças táticas todas as equipes têm, todos os técnicos têm, e vai depender muito daquilo que vai acontecendo durante o jogo”, disse, antes de finalizar:
“É muito estratégico, mas é claro que as equipes já têm o repertório traçado. Do jogo, 80% já está traçado e eventuais mudanças que vão ocorrendo. Talvez isso seja uma das coisas mais legais que aconteçam no basquete e gere essa paixão toda que tem o basquete ao redor do mundo, por ser um dos esportes mais vistos do mundo todo.”
Flamengo e Franca disputaram quatro partidas na temporada, com duas vitórias para cada lado. Contudo, Sérgio “Oveja” Hernández destaca que Helinho só enfrentou o Mengão sob a sua liderança uma vez e possui muito mais experiência contra o time de Gustavo de Conti. A partida em questão foi na terça-feira (15), com vitória dos paulistas por 97 a 91.
“O problema é que os jogos anteriores, a maioria contra o Gustavinho (Gustavo de Conti). Então, agora ele tem um problema. Não sabe se vão fazer as coisas que o Gustavo fazia. A verdade é que respeitei a bagagem táctica que tinha com o Gustavo, porque o time estava sentindo cômodo com isso, mas mudei algumas coisas”, disse o técnico argentino.
O treinador rubro-negro entende que isso pode ser uma vantagem nesse “jogo de xadrez”. Ele afirma que implementou as suas mudanças no elenco aos poucos, algumas que inclusive não são mais utilizadas, e deu a entender que o Mais Querido escondeu o jogo por já estar classificado no NBB.
“A primeira vez que ele jogou contra o Flamengo dirigido por Sergio Hernández foi há dois dias. Então, com segurança, ele viu coisas diferentes, e ele tem que pegar algumas coisas desse jogo e algumas dos anteriores. Não é a mesma equipa de três meses atrás.”
“Normalmente a identidade não muda, mas, sim, tem coisas que são diferentes. A estratégia, a tática e a identidade são coisas diferentes. Parecem o mesmo, mas não são. Então, você vai mudando algumas táticas, e aí é como um jogo de xadrez. Você tem que ir adaptando cada coisa, mas são dois times que já se conhecem muito bem, especialmente os jogadores”, completou Sergio.
FlaBasquete x Franca na semifinal da BCLA 24/25
O Mengão joga em casa nesta sexta, onde venceu o rival duas vezes na temporada, e tenta fazer valer o fator Maracanãzinho para chegar à decisão. Instituto Córdoba e Boca Juniors fazem a outra semifinal, às 18h10, também no Maracanãzinho.
A disputa de terceiro lugar e a final serão disputadas no sábado (19), mesmo dia de Flamengo x Vasco pelo Brasileirão. Dessa forma, caso o FlaBasquete chegue à grande final, o torcedor rubro-negro poderá assistir ao clássico pelo Campeonato Brasileiro e depois partir para o Maracanãzinho.
Com o objetivo de lotar o Maracanãzinho, o Mengão anunciou um desconto de 75% nas entradas, que passam a custar de R$ 12,50 para a arquibancada e R$ 75 para as cadeiras especiais. Basta colocar o cupom BCLA75 ao acessar o site de compras do Fla: ingressos.flamengo.com.br.
Publicado em fla.mundobola.com/