Vasco x Flamengo é o jogo da próxima rodada, e apesar do mando de campo vascaíno, a partida acontece no Maracanã.
➕Jornalista vascaíno teme clássico contra o Flamengo: ‘Estou apavorado’
Mas para o time adversário, o empate pode ser visto com bons olhos. O Mengão vive ótima fase, enquanto o rival segue atravessando o momento ruim, que mais parece eterno que momentâneo.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Para entender o cenário do Vasco da Gama, o MundoBola Flamengo conversou com o jornalista Raphael Fernandes, do site ‘Diário do Rio’, que cobre o clube rival e tem muita afinidade com o tema.
Para Raphael, vencer a partida será missão quase impossível a equipe. Por isso, a análise é de que um empate deixaria tanto a torcida, quanto o time, satisfeitos.
“O Vasco vai para o jogo contra o Flamengo com um objetivo muito claro: não perder. O Cruzmaltino sabe que vencer o Rubro-Negro, considerando o atual momento das duas equipes, é uma tarefa dificílima – no futebol, o impossível não existe -, portanto, o empate pode ser considerado um resultado atrativo para o time de São Januário”, avalia.
Fábio Carille na berlinda
Como qualquer time em má fase, o rival tem técnico balançando no cargo. No Grêmio, Gustavo Quinteros caiu após a derrota para o Mirassol, mas na rodada anterior, o Mengão ajudou a derrubar o treinador.
Agora, mais um técnico pode ser demitido, principalmente se tratando de uma possível derrota em clássico, contra o Flamengo. O Vasco até venceu Santos e Sport nesse Brasileirão, mas perdeu para o Ceará na rodada passada. Isso sem falar da vitória do Corinthians, por 3 a 0.
“Vale ressaltar que trata-se de (mais um) jogo decisivo para o técnico Fábio Carille, muito contestado no cargo devido às recentes atuações do Vasco. Não é exagero afirmar que, diante de uma eventual derrota, ele tem chances reais de ser demitido”, informa.
Como joga o Vasco, próximo adversário do Flamengo
O jornalista não só explica como o time joga, como projeta possíveis alterações na equipe para a partida, principalmente com Tchê Tchê se juntando aos jogadores de ataque, jogando pelos flancos.
“O Vasco tem atuado no 4-2-3-1, com um volante marcador (Hugo Moura) e outro mais construtor (Tchê Tchê), e um quarteto ofensivo composto por Garré (ponta direita), Philippe Coutinho (meia central), Nuno Moreira (ponta-esquerda) e Vegetti (centroavante). No entanto, para o clássico, especificamente, como Garré não vem agradando tanto, acredito que Tchê Tchê possa ser improvisado nessa função, abrindo vaga para mais um volante (Jair, Paulinho ou Mateus Carvalho), numa tentativa de povoar o meio-campo e frear os avanços rubro-negros”, diz, analisando o time que pode enfrentar o Flamengo.
Para evitar a derrota, o que se apresenta como o principal objetivo de Fábio Carille, o clube conta com a bola aérea. Vegetti é o nome mais forte nessa jogada e é essencial para a equipe buscar um empate. Além disso, ele explica como a bola pode chegar pelo alto para o atacante estrangeiro.
“A principal arma do Vasco atualmente – já há algum tempo, na verdade – é o jogo aéreo de Vegetti. Com quatro gols no Brasileirão, dividindo a artilharia do torneio com Arrascaeta (Flamengo) e Pedro Raul (Ceará), ele é considerado um dos melhores cabeceadores do futebol mundial. As jogadas cruzmaltinas nesse sentido são criadas, principalmente, pelo lado esquerdo, com Lucas Piton e Nuno Moreira, além do auxílio de Coutinho. A tendência é que Wesley tenha certo trabalho por ali”, avisa.
Paulo Henrique também é uma arma pelo lado direito, podendo acertar bons cruzamentos, e também, dificultando as subidas flamenguistas ao ataque.
“Já em relação ao lado direito, cabe destaque também para Paulo Henrique, que vive boa fase com a camisa vascaína. Aliando velocidade e vigor físico, o lateral contribui tanto na defesa (tem facilidade para desarmar) quanto no ataque, com jogadas individuais e cruzamentos”, finaliza sobre Vasco x Flamengo.
Clássico acontece no sábado
O Mengão busca manter a liderança do Brasileirão, e se vencer, chega aos 13 pontos, com quatro vitórias e um empate nas primeiras cinco rodadas.
O confronto entre Vasco e Flamengo é válido pela quinta rodada, e acontece no sábado (19), às 18h30 (horário de Brasília).
Publicado em fla.mundobola.com/