Após a goleada por 5 a 0 sobre o Maricá, que garantiu o título da Taça Guanabara, o Flamengo disparou na liderança do ranking de clubes da Série A com mais gols marcados em 2025. Comandado por Filipe Luís, o Rubro-Negro chegou a 28 gols na temporada. O Sport aparece na segunda posição, com 26, seguido por Bahia e Vitória, ambos com 25, e o Grêmio, que soma 22 gols, completando o top-5.
Na defesa, o Rubro-Negro sofreu seis gols na temporada, sendo apenas um desde que o time principal começou a atuar em 2025.
➕Flamengo 5 x 0 Maricá: ficha técnica e estatísticas- 11ª rodada do Carioca 2025
Rubro-Negro termina Taça Guanabara com melhor ataque
O Flamengo conquistou o título com 23 pontos, somando sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O planejamento de rodízio adotado por Filipe Luís funcionou, e 16 jogadores diferentes balançaram as redes, garantindo ao Rubro-Negro o melhor ataque da competição, com 25 gols.
Nas primeiras rodadas, a equipe foi representada pelos garotos da base, sob o comando de Cléber dos Santos, e teve um início irregular, com uma vitória, dois tropeços e um empate. No entanto, a chegada de Filipe Luís com o elenco principal mudou o cenário: além de seguir invicto, o time não sofreu nenhum gol desde então.
Prós
Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O grande destaque do Flamengo na Taça Guanabara foi a força do seu ataque. O Rubro-Negro encerrou a competição com 25 gols, quase o dobro do segundo melhor ataque, formado por Volta Redonda, Fluminense, Vasco e Sampaio Corrêa, que marcaram 13 vezes cada. Ao todo, 16 jogadores diferentes balançaram as redes, e todos os atacantes do elenco deixaram sua marca pelo menos uma vez.
Apesar da alta rotatividade de goleadores, a artilharia do Flamengo segue com Wallace Yan, principal nome do sub-20, que marcou quatro gols contra Nova Iguaçu, Bangu, Sampaio Corrêa e Portuguesa. O segundo maior artilheiro, Carlinhos, não está mais no clube – ele fez três gols antes de ser emprestado ao Vitória.
Além deles, Luiz Araújo, Arrascaeta, Matheus Gonçalves e Léo Ortiz aparecem com dois gols cada. O zagueiro, inclusive, foi o único defensor a marcar na primeira fase do Carioca.
Artilheiros do Flamengo no Campeonato Carioca
- Wallace Yan – 4 gols
- Carlinhos – 3 gols
- Luiz Araújo – 2 gols
- Arrascaeta – 2 gols
- Matheus Gonçalves – 2 gols
- Ortiz – 2 gols
- Thiaguinho – 1 gol
- Felipe Teresa – 1 gol
- Guilherme Gomes – 1 gol
- Michael – 1 gol
- Plata – 1 gol
- Alcaraz – 1 gol
- Juninho – 1 gol
- Bruno Henrique – 1 gol
- Cebolinha – 1 gol
- Gerson – 1 gol
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025
Publicado em fla.mundobola.com/