Segundo o jornalista Diogo Dantas, o Flamengo poderá ter um importante desfalque em jogos decisivos da temporada, já que Gerson, sua principal contratação de 2023, poderá ficar afastado dos gramados por até 30 dias devido a uma lesão no adutor da coxa esquerda.
O meio-campista, que vinha tendo ótimas atuações sob o comando de Sampaoli, sofreu a lesão antes do clássico contra o Botafogo. Embora a gravidade seja inferior à de Arrascaeta, Gerson ainda precisará de um período inativo e, em seguida, passar por etapas de transição física e condicionamento.
Com o prazo estimado para sua recuperação, o camisa 20 poderá perder os dois jogos contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nos dias 17 e 31 de maio, além da próxima partida da Libertadores contra o Ñublense e até cinco jogos do Brasileirão.
No entanto, o departamento médico do clube ainda prevê um possível retorno do jogador para o jogo de volta, tendo em vista a gravidade da lesão e o tempo até a partida. Assim, o Flamengo trabalhará na preparação para tentar tornar isso possível nos próximos jogos.