Na tarde de ontem, o Flamengo apresentou Jorge Sampaoli como seu novo técnico. A chegada do treinador argentino animou o jornalista Fábio Sormani, que expressou sua opinião em seu blog sobre a capacidade de Sampaoli em superar Jorge Jesus, lendário treinador do Mengão que conquistou títulos importantes como o Brasileirão, Libertadores, Supercopa, Recopa e Carioca.
Durante a coletiva de imprensa no Ninho do Urubu, Sampaoli afirmou que seu Flamengo irá jogar no 3-2-5 ou no 3-1-6, tática que ele já usou com sucesso no Santos. Sormani ficou encantado com essa abordagem ofensiva e questionou se Jesus conseguiria fazer o mesmo. Ele acredita que não, pois a teoria é fácil, mas transformá-la em prática é mais difícil.
Sormani acredita que Sampaoli tem o potencial de fazer o Flamengo crescer e competir com o Palmeiras de Abel Ferreira. Ambos os treinadores são adeptos do futebol ofensivo, mas o Flamengo de Jesus contava com jogadores excepcionais que ajudaram a desmantelar seus oponentes. Com um elenco igualmente forte, Sormani acredita que Sampaoli tem a chance de destronar o Palmeiras como o melhor time do Brasil.
No entanto, Sormani alerta que a personalidade de Sampaoli pode ser um obstáculo. O treinador é conhecido por sua vaidade e egocentrismo, o que pode ser um problema para ele no comando do Flamengo. Além disso, Sampaoli terá que lidar com um terço da temporada já transcorrido e terá pouco tempo para treinar. Jesus teve uma intertemporada de 20 dias para preparar o Flamengo.