
O Flamengo é um dos clubes brasileiros que mais gastaram nesta janela de transferências, de acordo com um relatório da Publi Consultoria. Apesar de ter feito apenas duas contratações, o clube desembolsou 22 milhões de euros, ocupando a 16ª posição no ranking global.
A maior contratação do Flamengo foi Gerson, vindo do Olympique de Marseille por 15 milhões de euros. Além disso, o clube também acertou a compra de Ayrton Lucas por 7 milhões de euros, que pertencia ao Spartk Moscou.
O Vasco aparece logo após o Flamengo, na 17ª posição. Os clubes ingleses dominam o ranking, com nove das dez primeiras colocações ocupadas por times da Premier League.
Embora a maioria dos clubes com grande poderio financeiro não invista muito na janela de transferências de início de ano, o Flamengo costuma ser mais ativo na segunda janela da temporada. O clube geralmente contrata jogadores que atuam na Europa, encontrando mais facilidade para negociar a partir de julho.
Os torcedores do Flamengo, no entanto, não estão satisfeitos com as contratações até o momento. O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, tornou-se o principal alvo das críticas, já que o clube entra na última semana da janela sem ter encaminhado nenhum nome. O técnico Vitor Pereira pediu reforços para as posições de volante e ataque, mas o clube ainda não conseguiu concluir nenhuma negociação por jogadores dessas posições. O Ângelo, nome escolhido para o ataque, recusou a oferta, e o Matheus Uribe, escolhido para o meio-campo, tem contrato com o Porto até o meio do ano.