
Crédito: Divulgação/ Serra Macaense
Acostumada a derrubar barreiras, preconceitos e rótulos desde cedo, Verônica Coutinho agora vai desbravar um novo universo como treinadora. Neste sábado (18), ela estreia no comando do time sub-17 masculino do Serra Macaense contra o Flamengo, às 13h, no Estádio da Gávea, pela Copa Rio da categoria.
Na prática, a ex-jogadora de futsal se tornou a primeira mulher a treinar uma equipe masculina na história do futebol carioca. Verônica Coutinho 34 anos chega ao cargo com a Licença C da CBF Academy e com a experiência de já ter comandado a equipe feminina do Serra Macaense em 2022.
“O convite veio do presidente do clube Rodrigo dos Santos em fevereiro, quando me apresentou o planejamento e ofereceu o cargo. No início fiquei um pouco assustada e insegura em tem que assumir a função. Eu sei que a categoria sub-17 tem um nível muito elevado. Mas, mesmo assim decidi encarar esse desafio para ganhar visibilidade porque desejo crescer como treinadora”, revelou Verônica Coutinho em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.
A treinadora que fazer história com o Serra Macaense. Ela quer conduzir o time ao título da Copa Rio. Porém, ela sabe que o maior objetivo do Verdão do Norte-Fluminense na competição é formar jogadores para abastecer os principais clubes do Rio de Janeiro ainda nesta temporada.
“Eu quero muito ser campeã pelo Serra Macaense. Gostaria muito de ter a oportunidade levantar um troféu pelo clube. Mas, também entendo perfeitamente o pensamento da diretoria que é formar jogadores para colocar nos principais clubes do futebol brasileiro. Porém, isso não me impede de sonhar e brigar por títulos nessa minha trajetória no Serra Macaense”, disse.
Serra Macaense sempre um passo à frente dos rivais
A contratação de Verônica Coutinho para liderar o time sub-17 faz parte de uma nova política do Serra Macaense em dar mais oportunidades para as mulheres em posições estratégicas dentro do departamento de futebol. Para a treinadora, é uma excelente oportunidade para se mostrar ao mercado a fim de realizar seus sonhos profissionais.
“Hoje, o meu desejo é conseguir uma oportunidade para ingressar no mercado de São Paulo. Lá é o epicentro do futebol feminino, a competitividade é maior e o nível é acima da média. Mas, também gostaria de contribuir para o desenvolvimento do futebol no Rio de Janeiro. Acho que o futebol carioca precisa de pessoas mais apaixonadas e que tenham consciência do que representa o futebol feminino”, finalizou.
Verônica Coutinho é formada em Educação Física e pós-graduada em futebol de campo e futsal pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Além disso, fez curso de gestão esportiva na Faculdade Sul Mineira (FASULMG).
Publicado em torcedores.com