Início Notícias 14 times da Série A e B já foram eliminados da Copa...

14 times da Série A e B já foram eliminados da Copa do Brasil 2023


Copa do Brasil times eliminados

Crédito: Divulgação/CBF

Nesta quinta-feira (16), a segunda fase da Copa do Brasil 2023 chega ao fim. Repleta de surpresas, 14 clubes entre os que disputam a Série A e B do futebol brasileiro já deixaram a competição.

Além da eliminação do Red Bull Bragantino para o Ypiranga-RS, outros dois times do Brasileirão Série A caíram precocemente. O Cuiabá perdeu para o São Raimundo-RR, e o Goiás para o Águia Marabá.

Outros dois times da elite disputam uma vaga hoje. Primeiramente, o Vasco que enfrenta o ABC, da Série B, e o Grêmio duela contra o Brusque, da Série C.

Enquanto na segundona do futebol nacional, 11 times já foram eliminados da Copa do Brasil, Juventude, Chapecoense, Sampaio Correia, Avai, Vitória, Londrina, Ponte Preta, Ceará, Criciúma, Atlético-GO e Vila Nova.

Novos clubes da Série A e B ingressam a próxima fase

Ao todo, mais 11 times das primeiras divisões ingressam a próxima fase da Copa do Brasil. Entre eles, Fortaleza, Fluminense, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro, Athletico-PR, Internacional e Sport.

No começo do século passado, Santo André e Paulista quebraram a hegemonia dos clubes da elite, conquistando a competição em 2004 e 2005, respectivamente. No entanto, desde a década passada diante da disparidade financeira entre as equipes, nenhum outro clube que disputava a Série B ou divisões inferiores venceu a competição.

O retorno das equipes que disputavam a Copa Libertadores para o torneio, bem como o aumento considerável nas premiações, também impactou para os considerados “grandes” priorizarem o torneio.

Ainda assim, ano a ano “novas zebras” surgem no torneio. Em 2021, por exemplo, Vitória, ABC, CRB, Criciúma e Juazeirense chegaram as oitavas de final do torneio, um recorde de equipes do Nordeste. Cruzeiro e Internacional acabaram eliminados na fase anterior daquela edição.

Publicado em torcedores.com