
Crédito: Divulgação/Fifa
A Fifa revelou nesta terça-feira (14) novidades para o novo Mundial de Clubes, que tem previsão de ser disputado a partir de 2025. Entre elas, o maior destaque é que Flamengo e Palmeiras estão garantidos na disputa da primeira edição no novo formato da competição, com a participação de 32 times.
A Conmebol terá direito a seis vagas na competição de 2025 e, segundo a Fifa, quatro destas vagas deverão ser preenchidas pelos campeões da Libertadores entre 2021 e 2024. Ou seja, o Verdão, campeão em 2021, e o Rubro-Negro, que levantou a taça no ano passado, estão garantidos na disputa.
Como será a definição dos outros dois classificados e o que acontecerá caso Flamengo e Palmeiras vençam a Libertadores novamente entre 2023 e 2024, além de outras dúvidas, ainda não foram reveladas pela Fifa. Mas, segundo o “ge”, é provável que o ranking da Conmebol seja usado como critério.
Além de Flamengo e Palmeiras, estão automaticamente garantidos no novo Mundial de Clubes, por exemplo, Real Madrid e Chelsea, campeões mais recentes da Champions League.
O local em que será disputada o Mundial com novo formato ainda não está definido. As datas da disputa devem ser entre junho e julho de 2025.
Veja a divisão de vagas para o novo Mundial de Clubes da Fifa:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol (América do Sul): 6
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
Flamengo e Palmeiras querem vaga no Mundial deste ano
As duas equipes estão classificadas para a fase de grupos da Libertadores deste ano e buscam mais um título para poder disputar a competição de 2023, que será na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro.
Em 2023, o Mundial de Clubes ainda será disputado no atual formato, com sete clubes classificados. A edição de 2024 da competição ainda não está garantida.
Publicado em torcedores.com