
Uma das prioridades do Flamengo no mercado da bola é a posição de volante, na intenão de suprir a perda de João Gomes, que foi vendido ao Wolverhampton, da Premier League.
O nome da vez é o de Matheus Uribe, de 31 anos de idade, que joga no Porto, de Portugal. O jogador tem contrato até junho deste ano e pode assinar um pré-contrato, sem custos para o Time da Gávea, caso acerte com o atleta.
Revelado pelo Deportivo Español, da Argentina, o jogador de 31 anos se profissionalizou em 2011. No ano seguinte, defendeu as cores do Envigado (COL), até 2014.
Ainda na Colômbia, atuou por Tolima e Atlético Nacional. Antes de desembarcar no Porto, para a primeira aventura europeia da carreira, Matheus Uribe vestiu as cores do América do México.
Agora no Porto, o colombiano é titular absoluto do time português e tem passagem consolidada na equipe, onde atua desde 2019, e tem dois capítulos de polêmica na carreira.
As polêmicas na carreira de Matheus Uribe
Ameaça de morte
No Porto há quatro temporadas, Matheus Uribe tem 162 partidas disputadas pelo clube português, com 13 gols marcados e seis assistências concluídas, números considerados acima da média para um volante.
Além do sucesso no equipe portuguesa, o marcador também tem história na Seleção Colombiana. No entanto, a maior recordação é bem negativa.
Isso porque ao perder um pênalti contra a Inglaterra, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, Uribe recebeu ameaças de morte por parte dos torcedores.
Uribe conseguiu se reerguer na Seleção da Colômbia e participou das edições de Copa América em 2019 e 2021, Eliminatórias da Copa do Mundo e amistosos.
A última aparição na lista de convocados foi em setembro de 2022. Pela equipe amarela, fez 43 jogos e marcou cinco gols.
Títulos e mais polêmicas
No Porto, Matheus Uribe conquistou seis títulos: Campeonato Português, Taça de Portugal e Supertaça, duas de cada. Mesmo com todas essas conquistas pelo clube, alguns momentos foram turbulentos.
Em novembro de 2019, o volante foi parar no noticiário por conta de uma festa de aniversário, da esposa Cindy Álvarez Garcia.
A celebração na casa do colombiano durou até a madrugada e rendeu o afastamento jogador e mais quatro companheiros de equipe.
Em dezembro do ano passado, Uribe foi pego dirigindo com o documento colombiano, que não é válido em Portugal. Mas esta situação não interferiu dentro de campo.
Publicado em torcedores.com