
Crédito: Gilvan de Souza/ Flamengo
Contra o Vasco, neste domingo (5), pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo tenta se reerguer sob o comando de Vítor Pereira. O português está pressionado após o time perder o título da Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle.
No começo do ano, não havia dúvidas sobre a qualidade do time comandado por Vítor Pereira. Porém, o técnico português começou a apostar em uma prata da casa diante do rendimento abaixo das expectativas de alguns medalhões. A joia rubro-negra atende pelo nome de Matheus Gonçalves que tem correspondido em campo.
Matheus Gonçalves, de 17 anos, é apontado por funcionários do clube como a maior revelação do Flamengo desde Vinícius Júnior. Ele é visto, inclusive, como a bola da vez pela diretoria para encher os cofres rubro-negros na próxima janela de transferências.
Cria do Flamengo, o garoto se desatacou nas categorias de base e desde o ano passado vinha pedindo para ser promovido ao elenco profissional. Sua estreia oficial aconteceu no dia 22 de outubro de 2022, quando o time venceu por 2 a 1 o América-MG pelo Campeonato Brasileiro.
Entretanto, foi no começo deste ano que Matheus Gonçalves chamou a atenção de Vítor Pereira. Desde a vitória por 2 a 0 sobre o Resende pelo Campeonato Carioca, o atacante passou a ter mais espaço no grupo. Ele já disputou quatro jogos e marcou dois gols.
“Matheus Gonçalves com 13 anos era um jogador cima da média. Chamou minha atenção por ser um excelente finalizador. Ele chuta firme, tanto com o pé esquerdo, como com o direito. Eu o deixei à vontade no teste. Ficava livre, podia driblar, finalizar e fazer o que quisesse em campo”, disse Maurício Albuquerque, ex-coordenador das peneiras do Flamengo, em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.
Geração de ouro
Matheus Gonçalves chegou no Flamengo em 2019, quando tinha apenas 13 anos. Apesar da pouca idade. Ele foi integrado imediatamente ao time Sub-15 onde atuou ao lado do meia-ofensivo Victor Hugo e do atacante Matheus França que estão no elenco principal desde 2022.
“Essa é uma das melhores gerações dos últimos anos. São jogadores que podem render frutos técnicos e financeiros ao Flamengo. Mas, o Matheus Gonçalves é muito acima da média, além, é claro, do dom natural. Ele tem a força, objetividade e o poder de finalização fora do comum para os jogadores da sua idade. Tem tudo para ser jogador de seleção brasileira”, finalizou Maurício Albuquerque que atualmente é observador técnico do Atlético-MG.
Assista a entrevista na íntegra de Maurício Albuquerque ao canal OurSports
Publicado em torcedores.com