
Crédito: Reprodução
Maior jogador da história do Flamengo, Zico foi questionado sobre sua trajetória em relação ao desempenho de outros craques. Dessa forma, pregando humildade, o Galinho destacou que Messi, Maradona, Ronaldinho Gaúcho e Neymar possuem vantagem no quesito habilidade. Ainda que tenha sido um meia com uma criatividade acima do normal, o ídolo do Rubro-Negro acredita que não se pode comparar com o quarteto em questão.
“Acho Messi e Maradona mais habilidosos, Neymar também. Eficiência é diferente da habilidade. Ronaldinho Gaúcho. Esses são mágicos. Tirar a bola deles é complicado. Agora, na arrancada para o gol eu deixava muita gente preocupada. Eu passava bem, dominava bem, chutava bem, reunia as qualidades importantes.”, disse Zico ao jornal O Globo.
Geração de Zico x geração atual
Além disso, Zico evitou comparar gerações do Flamengo. Isso porque em sua época a estrutura, por exemplo, era diferente. Apesar disso, a equipe conseguiu feitos expressivos e marcou época vestindo a camisa do time carioca.
Sobre o comportamento midiático do futebol, Zico lembrou que, no passado, os torcedores não tinham oportunidade de acompanhar todos os craques do mundo. Agora, como existem transmissões diversificadas, ficou mais fácil ganhar um status elevado ao ser observado por pessoas de todo o planeta.
“Não pode comparar, são momentos diferentes. Ficam comparando gerações. A nossa não tinha CT, campo bom, infraestrutura. Fomos campeões do mundo, da Libertadores, sem campo para treinar na Gávea porque deu praga no campo. A bola era diferente, uniforme. Tudo.”, destacou.
“Hoje tem muito mais mídia, divulgação, na nossa época era só no rádio. Tinha televisão, mas peguei jogos que não eram transmitidos. Tinha que esperar um tempo pra ver a seleção, o Santos, o Pelé. Hoje o campeonato de qualquer lugar passa aqui. Quem não vivenciou isso tem que entender esse novo momento.“, afirmou.
Publicado em torcedores.com