
Crédito: Gustavo Oliveira / Athletico Paranaense
O goleiro Santos tem sido constantemente criticado no Flamengo, especialmente no início de 2023, por não ser um grande pegador de pênaltis. A comparação é feita especialmente por conta de Diego Alves, dono da posição até 2021 e que era um especialista no quesito.
Santos encarou 18 pênaltis contrários desde que chegou ao Flamengo em 2022, tendo defendido apenas um, que foi neste ano, na decisão de terceiro lugar do Mundial de Clubes, contra o Al Ahly, do Egito.
Entretanto, na antiga equipe de Santos, a situação era bem diferente. No Athletico Paranaense, ele se destacava nas penalidades e, para apontar isso, a jornalista Raisa Simplicio lembrou em seu Twitter uma publicação de março de 2022, em que o perfil @SAthleticano destacou que o goleiro havia vencido sete disputas de pênaltis consecutivas pelo Furacão.
Santos tem altos números em pênaltis pelo Athletico Paranaense
O goleiro chegou ao Flamengo como um pegador de pênaltis. Foram 69 batidas contra ele desde 2018, quando se firmou no time titular, em que apenas 44 entraram. Ele defendeu 16, com sete indo para fora e duas batendo no travessão, sendo publicação do Espião Estatístico, do Ge.
Portanto, mais de 35% dos pênaltis batidos contra Santos no Athletico Paranaense não entraram. Quase 25% foram defendidos pelo arqueiro.
Santos foi titular do Flamengo nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores. Pela Copa do Brasil, o Flamengo conquistou o título contra o Corinthians nos pênaltis, mas Santos não fez nenhuma defesa. Os erros do Corinthians foram cometidos por Fagner e Mateus Vital, mas ambos não acertaram o gol de Santos.
Publicado em torcedores.com