
Crédito: Foto: Independiente del Valle
O Independiente del Valle se apresentou como um time em ascensão no cenário sul-americano nos últimos anos e vem fazendo história, inclusive vitimando clubes brasileiros. Contra o Flamengo, nesta terça-feira (28), a equipe do Equador venceu a Recopa nos pênaltis, em pleno Maracanã lotado, e aumentou o retrospecto positivo diante equipes do país verde e amarelo.
Agora, levando em conta apenas mata-matas, o Independiente del Valle soma quatro vitórias e apenas duas eliminações contra brasileiros. Na Copa Sul-Americana de 2019, os equatorianos derrotaram o Corinthians, assim como fizeram como São Paulo na final da mesma competição em 2022. Outro resultado positivo de impacto foi na terceira fase da pré-Libertadores 2021, contra o Grêmio.
As derrotas foram para o Flamengo na Recopa de 2020 e diante o Red Bull Bragantino nas oitavas de final da Sul-Americana em 2021; confira todos os resultados válidos por eliminatórias:
Campeão duas vezes da Copa Sul-Americana, em 2019 e 2022, o Independiente del Valle conquistou de forma inédita a Recopa nesta semana. Após vencer o primeiro jogo, no Equador, por 1 a 0, o clube estrangeiro levou gol de Arrascaeta no último minuto e o confronto se estendeu para a prorrogação e, consequentemente, aos pênaltis.
O sucesso sul-americano nos últimos anos tem como destaque também a campanha até a final da Copa Libertadores da América em 2016, quando o clube foi derrotado para o Atlético Nacional, da Colômbia.
Vítor Pereira, do Flamengo, analisa jogo diante os equatorianos
“Jogamos hoje com uma vontade muito grande de dar alegria para a torcida. Eles nos apoiaram do início ao fim. Vi uma equipe com caráter muito grande, unida, que tentou ganhar a Recopa. Não permitimos ao Del Valle uma única chance e criamos várias para ganharmos. O futebol é assim, não traduz as oportunidades que tivemos”, afirmou o treinador do Flamengo.
Publicado em torcedores.com