Início Notícias "75% das taças…"; Palmeiras e Flamengo dominam títulos recentes: Relembre os campeões...

"75% das taças…"; Palmeiras e Flamengo dominam títulos recentes: Relembre os campeões dos últimos quatro anos

De 2019 para cá, nove dos 12 maiores títulos possíveis no continente ficaram com a dupla 

De uns anos pra cá, o futebol brasileiro está cada vez menos “dividido”. Isto é, apesar de vários times estarem se tornando SAF e contando com maiores investimentos, como são os casos de Botafogo, Bahia, Vasco e Cruzeiro, duas equipes estão se consolidando nos últimos anos e comprovando o maior poderio financeiro em títulos: Palmeiras e Flamengo. Neste ano, por exemplo, os três principais títulos possíveis ficaram com estes clubes. 



Contudo, essa não foi a primeira vez que isso aconteceu, já que há dois anos, Palmeiras e Flamengo também faturaram as três grandes taças possíveis no nosso universo – Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro -. Além disso, não foram somente nesses dois anos que as equipes “sobraram” em relação às outras. Desde 2019, 75% das taças foram para Gávea ou para a Pompeia. Assim, vamos relembrar cada um dos anos a seguir: 

2019 – Flamengo campeão do Brasileiro e da Libertadores

Apesar do Palmeiras ter sido o campeão brasileiro de 2019, quem teve uma temporada mágica em 2019 foi o Rubro-Negro Carioca. Sob comando de Jorge Jesus, o Flamengo não só fez história e se tornou o primeiro time a vencer Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores na mesma temporada, como também foi o dono da melhor campanha de todos os tempos do Brasileirão. 

Foto: Allan Carvalho/AGIF - Festa do Rubro-Negro após conquistar as taças no mesmo fim de semana.
Foto: Allan Carvalho/AGIF – Festa do Rubro-Negro após conquistar as taças no mesmo fim de semana.

Com 90 pontos ganhos, o Mengão faturou o campeonato nacional com sobras, tanto que foi campeão no mesmo fim de semana da final da Libertadores, sem entrar em campo. Já em relação à Copa do Brasil, o campeão daquela temporada foi o Athletico Paranaense, que despachou o Flamengo na sua trajetória e derrotou o Internacional de Odair Hellmann na decisão. 

Foto: Bárbara Dias/AGIF - Elenco comemorando a conquista no trio elétrico.
Foto: Bárbara Dias/AGIF – Elenco comemorando a conquista no trio elétrico.

2020 – Flamengo campeão Brasileiro e Palmeiras campeão da Libertadores e da Copa do Brasil

No ano em que a pandemia de Covid-19 fez o futebol ser paralisado por alguns meses em todo o planeta, mais uma vez Flamengo e Palmeiras domiraram o cenário. Apesar das trocas no comando técnico, o Fla terminou o ano com o bicampeonato brasileiro, desta vez sob o  comando de Rogério Ceni. Mesmo sem torcida durante toda a competição, a conquista foi importante para o elenco. 

Foto: Mauro Pimentel – Pool/Getty Images - Momento que o Verdão faturou sua segunda Libertadores.
Foto: Mauro Pimentel – Pool/Getty Images – Momento que o Verdão faturou sua segunda Libertadores.

Já no caso do Alviverde, vale destacar que o ano se iniciou sob comando de Vanderlei Luxemburgo. Porém, mesmo classificado ao mata-mata da Libertadores, o mau desempenho no Brasileirão culminou em sua demissão. Assim, Abel Ferreira foi contratado e, em menos de quatro meses, conquistou os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, derrotando Santos e Grêmio, respectivamente. 



2021 – Palmeiras campeão da Libertadores

Em 2021, o cenário foi um pouco diferente do que no ano anterior. Isso porque, com um altíssimo investimento e contratações renomadas, o Atlético-MG teve uma temporada incrível e conquistou duas das três taças: Brasileirão e Copa do Brasil. Além disso, acabou eliminado da Copa Libertadores invicto, tendo eliminado Boca Juniors (ARG) e River Plate (ARG), mas caindo com dois empates frente ao Palmeiras. 

Foto: Buda Mendes/Getty Images - Palmeiras derrotou o Flamengo na decisão de 2021, em Montevidéu.
Foto: Buda Mendes/Getty Images – Palmeiras derrotou o Flamengo na decisão de 2021, em Montevidéu.

Contudo, por mais que os títulos em âmbito nacional tenham ficado com o Galo, Palmeiras e Flamengo protagonizaram a decisão da Libertadores, disputada em Montevidéu. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, Deyverson aproveitou o vacilo de Andreas Pereira e marcou o gol do tricampeonato da América do Verdão. Assim, o Mais Querido terminou a temporada sem conquistas.



2022 – Palmeiras campeão Brasileiro e Flamengo campeão da Libertadores e da Copa do Brasil

Por fim, o ano de 2022 também foi mais um de soberania da dupla. Isso porque, ainda sob comando de Abel Ferreira, o Palmeiras fez um Campeonato Brasileiro impecável e se sagrou hendecacampeão. Mesmo eliminado precocemente da Copa do Brasil e parando nas semifinais da Libertadores, Abel Ferreira levou o Alviverde ao último título que faltava em sua galeria ao longo desses últimos dois anos. 

Foto: Wagner Meier/Getty Images - Filipe Luís e Pedro mostrando as taças para o torcedor Rubro-Negro.
Foto: Wagner Meier/Getty Images – Filipe Luís e Pedro mostrando as taças para o torcedor Rubro-Negro.

No caso do Fla, depois de iniciar o ano sob comando de Paulo Sousa e não engrenar, a aposta de Marcos Braz e CIA foi em Dorival Júnior, que havia ficado dois anos parado e fazia bom trabalho no Ceará. No fim, venceu os dois mata-matas possíveis, derrotando o Corinthians na final da Copa do Brasil, e o Athletico Paranaense na decisão da Libertadores. Assim, 3/4 dos principais títulos dos últimos 4 anos estão nos museus de Flamengo e Palmeiras, refletindo o domínio financeiro da dupla. 

Fonte: Bolavip