Início Notícias Mercado da Bola: quem chega e quem sai em novembro

Mercado da Bola: quem chega e quem sai em novembro

Flamengo projeta mercado da bola e prevê mudanças no elenco para 2023

Campeão da Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo vai apenas cumprir tabela nas rodadas faltantes do Brasileirão. A partir de agora, o clube começa a definir saídas e vai buscar peças de reposição. No elenco atual, há jogadores com o contrato terminando e que estão fora dos planos.

Inicialmente, Diego Ribas e Diego Alves não ficam no Flamengo. Presentes nos principais títulos do clube nestes últimos anos, ambos foram comunicados que o vínculo não será renovado. Além deles, há uma indefinição a respeito de Rodinei.

Com contrato até o fim da temporada 2022, o lateral-direito Rodinei não deve permanecer no Flamengo. Apesar dos rumores de um acerto com o Atlético-MG, o jogador garante não ter assinado ainda com nenhuma outra equipe.

+Dorival tem números impressionantes em Copas pela Flamengo nesta temporada

“Volto a frisar. Eu não tenho nada ainda, com nenhum clube. Não tenho nada assinado, posso afirmar 100%. Muitas pessoas falam muitas coisas, mas já dizia o Chorão, do Charlie Brown Jr.: ‘Muitos falam, pouco sabem’. Eu não tenho nada assinado. Se tivesse, estaria aqui falando, ainda mais depois de um título. O meu futuro a Deus pertence. Eu tenho mais quatro jogos de Campeonato Brasileiro. Meu contrato, realmente, se encerra dia 31 de dezembro. É continuar trabalhando firme, dando o meu melhor a cada dia. Depois a gente vai decidir para onde será o meu destino. Não sei se permanecerei no Flamengo, se irei para outra equipe. Mas Deus sabe de todas as coisas”, declarou Rodinei.

Filipe Luís e David Luiz

Titulares e líderes do elenco, Filipe Luís e David Luiz ainda são duas incógnitas. Ambos com o contrato vigente até dezembro, a dupla deve agora ser procurada pelos dirigentes para discutir o futuro. Anteriormente, a diretoria avisou que as renovações seriam discutidas depois das Copas.

Filipe Luís tem ótima relação com o Flamengo e pode ser um fator importante, mas a condição física em razão da idade (37) gera incerteza. Na decisão da Libertadores, o lateral sofreu uma lesão logo no início do jogo.

David Luiz, aos 35, foi perguntado e deixou em aberto qualquer possibilidade. Futuro? “A Deus pertence“, respondeu.

Europa de olho no Flamengo

Com um elenco recheado de atletas em destaque, o Flamengo sabe que será alvo de muitas equipes, principalmente com as últimas conquistas.

“Prever saída é muito difícil. A gente não tem a ponta do outro lado. A gente entende que essa janela de dezembro não é a grande janela europeia. A grande janela europeia é sempre a do meio do ano, que formam times, que mudam mais drásticamente os elencos e, no final do ano, são contratações de ajuste. Então, a gente acredita que não vá ter tanta dificuldade para manter os jogadores que a gente acha que a gente tem que manter. Ainda mais tendo o Mundial”, disse Marcos Braz, em entrevista concedida ao GE.

Ayrton Lucas será comprado?

Flamengo tem interesse na permanência de Ayrton Lucas, que tem opção de compra fixada em 9 milhões de euros (cerca de R$ 47 milhões). O valor é significativo e as alternativas serão discutidas a partir de agora.

“O Filipe Luís vai depender da negociação de contrato. Ele saiu machucado com 20′ minutos, no ano passado com o Palmeiras ele saiu com 32, ou seja, ele não conseguiu jogar as duas finais. Ele não jogou bem a final de 2019 e é óbvio que o Filipe Luís está numa reta final de carreira”, aposta Mauro Cezar.

+Diretoria vai investir pesado na próxima temporada

“Eu acho que o Flamengo vai apresentar uma proposta menor do que ele ganha, vai depender do interesse dele de jogar mais uma temporada dentro das condições que o clube apresentar. Então, não se surpreendam se ele não ficar. O Ayrton Lucas não atingiu a meta de jogos para a compra obrigatória. O preço é 9 milhões de euros, mas o Flamengo não é obrigado a pagar, então vai ter que negociar com os russos”, completou.

Reforços para o Mundial

Caso o Flamengo ficasse com o título da Libertadores, Braz prometeu uma contratação de peso. E agora?

“Queremos contratar três jogadores e um que seja muito acima da média. O fato de o Mundial ser em fevereiro, março, até pelas janelas estarem abertas, proporciona da gente contratar (sic). O Palmeiras teve essa oportunidade com o Mundial em fevereiro e não cabe a mim avaliar isso, mas o Flamengo vai aproveitar essa oportunidade”, disse o dirigente na ocasião.

Um deles pode ser Rossi, goleiro que agrada bastante a diretoria. Perto de deixar o Boca Juniors, ele é um alvo para ocupar a vaga de Diego Alves.

+Flamengo se classificou para todos os campeonatos de 2023

“O Flamengo já se movimenta pensando no plantel de 2023. Internamente, o clube entende que a posição de goleiro, volante e um meia de articulação são as principais posições necessita. O clube possui conversas adiantadas com Agustín Rossi, goleiro do Boca Juniors”, relatou Julio Miguel Neto.