Início Notícias Mundial de 2023 deverá ser disputado em fevereiro

Mundial de 2023 deverá ser disputado em fevereiro

Flamengo campeão da Libertadores 2022 – Foto: Marcelo Cortes

MUNDO RUBRO-NEGRO: Por Lucas Tinôco

Tal qual a canção diz, o Flamengo, agora tricampeão da Libertadores, vai em busca do mundo de novo. Após bater o Athletico-PR na noite deste sábado (29), o Mais Querido até está garantido no Mundial de Clubes 2022, mas ainda não sabe quando vai acontecer.

Devido aos atrasos de vários calendários ao redor do mundo por conta da pandemia e pela disputa da Copa do Mundo no final do ano, o Mundial de Clubes será disputado somente em 2023. A disputa ainda não tem data oficial. Rumores, contudo, apontam que ocorrerá em fevereiro. Além disso, a CBF fez o calendário de 2023 com a expectativa de que o torneio seja entre os dias 20 e 28 de março.

Outro detalhe ainda não confirmado é a sede do Mundial de Clubes. Mesmo não estando muito distante, a FIFA ainda não definiu onde os jogos serão disputados. Os Estados Unidos são os favoritos para sediar a competição, mas Emirados Árabes e China também estão na disputa.

Além do Flamengo, campeão da Libertadores, outras quatro equipes já estão classificadas para o Mundial de Clubes 2022. Juntamente com o campeão da Libertadores estarão o Real Madrid (Liga dos Campeões da Europa), Wydad Casablanca-MAR (Liga dos Campeões da África), Seattle Sounders-EUA (Concachampions) e Auckland City (Campeão da Oceania).

Ainda restam duas vagas para o Mundial de Clubes 2022
Faltam, contudo, outros dois participantes. Os nomes das equipes restantes são os do campeão do país-sede do Mundial e do campeão da Liga dos Campeões da Ásia. Essa última, no entanto, ainda está longe de ser concluída. Há um finalista já conhecido: o Urawa Reds-JAP. A outra chave, contudo, ainda está nas oitavas.

Devido à problemas de calendário por conta da pandemia da covid-19, vários confrontos ainda não aconteceram. Os duelos são: Al-Hilal-ARA x Shabab Al-Ahli-EAU, Al-Shabab-ARA x Nasaf Qarshi-UZB, Al-Duhail-QAT x Al-Rayyan-QAT e Al-Faisaly-ARA x Foolad FC-IRA. Um desses nomes vai encarar o Urawa Reds na final.

Vale lembrar que o regulamento do Mundial de Clubes 2022 segue igual ao de outras temporadas. A FIFA pretende mudar todo o formato, mas isso ainda não há previsão de acontecer.