Início Notícias Bolsonaro vai ao Galeão recepcionar o tricampeão Flamengo

Bolsonaro vai ao Galeão recepcionar o tricampeão Flamengo

Presidente Bolsonaro com a camisa do Flamengo – Foto: Divulgação

G1: O presidente Jair Bolsonaro esteve na base aérea do Galeão na manhã deste domingo (30) para recepcionar o time do Flamengo, campeão da Libertadores da América.

O time rubro-negro informou que não iria comemorar o título para não atrapalhar as eleições do segundo turno.

Mesmo após o clube divulgar medidas para evitar aglomeração de torcedores neste segundo turno das eleições, Bolsonaro votou na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio, e seguiu em comboio até o aeroporto, na Ilha do Govenador.

Bolsonaro acena com corpo para fora em comboio
Durante o comboio, é possível observar Bolsonaro acenando com o corpo para fora do carro e ouvir o som de buzinas.

Alberto Rollo, especialista em Direito Eleitoral, explica que a legislação eleitoral proíbe carreatas em dia de eleição, sob risco de multa. Se houver pedido de votos, o ato é caracterizado como boca de urna, um crime eleitoral.

“Se puder caracterizar carreata, poderia ser considerado ato de propaganda, proibido no dia da eleição. Poderia ser dito, porém, que é comemoração pelo Flamengo”, afirma Henrique Neves, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Medidas adotadas pelo Flamengo

O time enviou um ofício ao TRE-RJ se comprometendo a adotar uma série de medidas para evitar aglomerações ou qualquer outra situação que atrapalhe a disputa presidencial.

O documento, assinado pelo presidente do clube, Rodolfo Landim, informa que, após reunião realizada com representantes da Polícia Militar, da Polícia Federal e do próprio TRE-RJ, alinhou medidas para mitigar impactos viários e garantir a ordem e segurança pública.