Início Notícias Flamengo jogará de vermelho e preto final contra Athletico-PR

Flamengo jogará de vermelho e preto final contra Athletico-PR

Gabigol em Flamengo x Athletico-PR – Foto: Marcelo Cortes

MUNDO RUBRO-NEGRO: Por Fabricia Leite

Neste sábado (29), às 17h, o Flamengo disputa mais uma final de Libertadores. Contra o Athletico-PR, o Mengão usará seu uniforme tradicional, o manto número um predominantemente vermelho e preto. Para quem acredita em superstição, é importante lembrar: a última vez que um time foi campeão usando o uniforme reserva foi em 1988, com o Vasco.

Em clima de decisão, o MRN mapeou todas as quatro finais de Libertadores que o Fla participou, para definir qual o uniforme que mais dá sorte para o Mais Querido. Confira:

Libertadores 1981 – Flamengo x Cobreloa
Em 1981, o Flamengo chegou à sua primeira final de Libertadores. Em resumo, o time de Ouro, com Zico, Leandro, Júnior e companhia, jogou três partidas contra o violento time do Cobreloa. Isso porque, naquela edição, a final não era definida nos pênaltis e, em caso de empate, um terceiro jogo aconteceria em campo neutro.

Na primeira partida, o Mengão venceu o Cobreloa por 2 a 1, no Maracanã. Zico marcou ambos os gols, e liderava o time que vestia o uniforme vermelho e preto. Já no jogo de volta, em Santiago no Chile, os donos da casa venceram por 1 a 0, forçando um terceiro duelo em campo neutro. No segundo jogo, no Chile, o Flamengo entrou em campo com o uniforme branco.

Por fim, o terceiro e definitivo jogo. Em Montevidéu, no Uruguai, o Mengão derrotou os chilenos mais uma vez, vestindo o tradicional vermelho e preto. A saber, o 2 a 0 no placar garantiu a primeira taça da Libertadores para o Flamengo.

Libertadores 2019 – Flamengo x River Plate
Após 38 anos da primeira final, o Fla voltou a duelar por uma taça da Libertadores. Com outro time histórico e arrebatador, o Mengão venceu o River Plate por 2 a 1, de virada em Lima, no Peru. Naquela final, o Rubro-Negro jogou com o uniforme vermelho e preto.

Libertadores 2021 – Flamengo x Palmeiras
A princípio, a edição de 2021 trouxe o primeiro vice do Flamengo em Libertadores. No dia 27 de novembro, o Rubro-Negro duelou contra o Palmeiras no sonho do tricampeonato. Contudo, os paulistas foram superiores e venceram o Flamengo por 2 a 1 na prorrogação.

Naquele dia, por coincidência ou não, o Rubro-Negro jogou com o uniforme branco pela primeira vez em uma decisão de Libertadores, e não deu sorte.

Libertadores 2022 – Flamengo x Athletico-PR
Em menos de um ano, o Flamengo jogará mais uma final de Libertadores, desta vez contra outro Rubro-Negro. No entanto, por ter uma campanha superior na edição, o Mengão entra em campo vestindo o vermelho e preto tradicional, enquanto o Athletico-PR usará a camisa branca.

Por fim, é possível dizer que o manto Rubro-Negro é o maior amuleto da sorte do Flamengo em finais. São três disputas, e em apenas um o Mengão levou a pior, justamente quando trajava branco. Com o vermelho e preto em campo, o torcedor terá mais um motivo para acreditar no título.