Início Notícias Título do Flamengo abre mais uma vaga no G4 do Brasileirão

Título do Flamengo abre mais uma vaga no G4 do Brasileirão

Fabrício Bruno com troféu de campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo – Foto: Marcelo Cortes

COLUNA DO FLA: O Flamengo conquistou a Copa do Brasil na última quarta-feira (19) ao bater o Corinthians nos pênaltis. Além da Nação Rubro-Negra vibrar com o tetra do Mengo, alguns times que disputam o Campeonato Brasileiro ganharam uma esperança a mais de estarem na Libertadores 2023.

O título da Copa do Brasil garante ao campeão vaga direta na próxima edição da Libertadores. Se esse vencedor estiver na zona de classificação à competição continental, no Brasileirão, uma posição é aumentada. Por exemplo, como o Flamengo está em terceiro na Série A, o G4 se torna G5, beneficiando, neste momento, o próprio Corinthians, que é o quinto colocado. Isso porque, o quinto iria para a pré-Libertadores.

Palmeiras (68 pontos)
Internacional (60)
Flamengo (55)
Fluminense (54)
Corinthians (54)
Athletico-PR (51)
Atlético-MG (47)
América-MG (45)
Fortaleza (44)
10º São Paulo (44)

Caso o Flamengo se mantenha dentro do G4 do Brasileirão até o fim da competição, o quinto colocado vai direto à fase de grupos da Libertadores 2023. Assim, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG disputam essa vaga. Automaticamente, o último “passaporte” para as preliminares do campeonato continental mudam da sexta colocação para a sétima, aumentando as esperanças de América-MG, Fortaleza e São Paulo.

O Flamengo participará, em 2023, pela 19ª vez da Libertadores, sendo o quarto clube do Brasil com mais edições disputadas. Apenas São Paulo (21), Grêmio (21) e Palmeiras (23) estão à frente do Rubro-Negro neste quesito.

Antes da Libertadores 2023, o Flamengo briga pelo título da edição 2022. Depois de vencer a Copa do Brasil, o Mengo tem dois jogos pelo Brasileirão: América-MG, no sábado (22), e Santos, na terça-feira (25). Em seguida, o elenco rubro-negro viaja para o Equador, onde encara o Athletico-PR na final da competição continental, no dia 29, às 17h (horário de Brasília).