Início Notícias Flamengo x Timão foi maior audiência desde final contra River

Flamengo x Timão foi maior audiência desde final contra River

Flamengo campeão da Copa do Brasil 2022 – Foto: Celso Pupo / Fim de Jogo

MÁQUINA DO ESPORTE: A Globo teve a maior audiência dos últimos três anos com transmissões de futebol com a decisão da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians. O jogo, que rendeu o quarto título do Rubro-Negro na história da competição após decisão por pênaltis, conquistou números expressivos tanto na Grande São Paulo como no Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, a Globo obteve 42 pontos de audiência e share (participação sobre o número de TVs ligadas) de 63% segundo o Kantar Ibope Media. A final do torneio entre os dois clubes de maior torcida do país fez a faixa horária ter crescimento de 75% (ou 18 pontos de audiência).

Foi a maior audiência da emissora com futebol desde a final da Libertadores de 2019, entre Flamengo e River Plate. Em relação à Copa do Brasil, foi a maior audiência desde a final de 2017, quando o Cruzeiro ficou com o título após empate com o Flamengo em 1 a 1. No Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 47.601 casas ou 124.692 pessoas.

O pico do duelo superou os capítulos decisivos da novela Pantanal (36,1 pontos), a entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Jornal Nacional (36,3) e a final do Mundial de Clubes, entre Palmeiras e Chelsea, em fevereiro (34,6). Foi, aliás, a primeira vez neste ano que um programa ultrapassou 40 pontos no Ibope.

Entre 21h33 e 00h16, o jogo concentrou a sintonia de 54% dos televisores ligados em São Paulo. O pico de 40,8 pontos foi atingido logo após o gol marcado pelo meio-campista Giuliano, que empatou a final para o Corinthians nos minutos finais do segundo tempo, e se manteve durante as cobranças de pênaltis.

A final da Copa do Brasil ainda alavancou a audiência média-dia da Globo, com 15,6 pontos, entre 7h e 0h. A Record ficou com a segunda colocação na TV aberta na última quarta-feira, com 5,5, seguida por SBT (3,9), Band (2,1) e RedeTV (0,3). Já o segundo programa com melhor Ibope, atrás do jogo, foi o capítulo da novela das nove, Travessia, com média de 24,1.

Grande São Paulo
Já na Grande São Paulo, a emissora carioca obteve 36 pontos e 57% de participação. Isso representa um crescimento de 64% (ou 14 pontos a mais de audiência) em relação à faixa horária.

Pela Copa do Brasil, foi a maior audiência de uma final desde 2018, quando o Cruzeiro conquistou o título ao vencer o Corinthians na decisão por 2 a 1.

Na Grande São Paulo, de acordo com o Kantar Ibope, cada ponto de audiência equivale a 74.666 residências ou 205.755 telespectadores.