Início Notícias Libertadores 2023 já tem 18 clubes classificados

Libertadores 2023 já tem 18 clubes classificados

Gabigol cumprimentando criança ao entrar em campo na Libertadores – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O GLOBO: A Copa Libertadores de 2022 ainda não terminou, mas os classificados para a competição no ano que vem já começaram a aparecer. O mais recente deles foi o River Plate, da Argentina, que derrotou o Platense, na última quarta-feira, e se garantiu ao menos entre os três primeiros do Campeonato Argentino, posição que dá vaga direta para a fase de grupos do torneio da Conmebol.

Além do time de Marcelo Gallardo, Boca Juniors e Racing, ambos da Argentina, já estão garantidos. Independiente del Valle, Barcelona-EQU, Bolívar, Libertad, Atlético Nacional, Zamora, Metropolitanos, Monagas, Carabobo, Cerro Porteño, Nacional, Colo-Colo, Olimpia e Liverpool-URU também fazem parte da lista dos 47 participantes.

No Brasil, o único matematicamente classificado é o Palmeiras. Além das outras cinco vagas pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, o campeão da Libertadores também será um clube brasileiros. Portanto, teremos oito representantes na competição na próxima temporada.

No total, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela possuem quatro vagas cada. A Argentina contará com seis representantes, enquanto o Equador terá quatro times, mais o Independiente del Valle, que conquistou a Sul-Americana.

A final da Libertadores deste ano está marcada para o dia 29 de outubro, entre Flamengo e Athletico, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, às 17h (de Brasília).