Início Notícias Flamengo x Corinthians: 5 confrontos marcantes na Libertadores e na Copa do...

Flamengo x Corinthians: 5 confrontos marcantes na Libertadores e na Copa do Brasil

As duas maiores torcidas voltarão a ficar frente a frente em um torneio mata-mata, fato que virou rotina nas últimas temporadas

Corinthians e Flamengo farão a decisão do título da Copa do Brasil de 2022. O duelo reunirá, frente a frente, as duas maiores torcidas do Brasil, garantia de estádios cheios nos jogos e milhares de torcedores engajados pelo título. Os dois clubes já se enfrentaram em outros confrontos decisivos, válidos pelas mais diversas competições.

David Luiz e Yuri Alberto: Duelo em 2022 – Ricardo Moreira/Getty Images

Na Supercopa do Brasil de 1991, por exemplo, o Timão bateu o Mengão e conquistou o título após um jogo único. Nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1984, os paulistas também levaram a melhor contra os cariocas. Já no torneio Rio-São Paulo de 1997, o Fla avançou após vencer o jogo de ida por 3 a 0 e acabar sendo derrotado por 2 a 0 no Morumbi.

 

Mas os grandes confrontos entre as duas maiores torcidas do Brasil foram na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, com vantagem para o lado flamenguista. Agora, em 2022, as equipes disputarão o maior título desde o início da rivalidade interestadual. Alguns confrontos ficaram marcados na memória de mais de 40% que torcem para um dos dois times, de acordo com as últimas pesquisas de mercado envolvendo as torcidas.

Wagner Meier/Getty Images

 

Copa do Brasil de 2019 (oitavas de final) – Flamengo classificado
Ida: 15/5/2019 – Corinthians 0 x 1 Flamengo (Arena Corinthians)
Volta: 4/6/2019 – Flamengo 1 x 0 Corinthians (Maracanã) 

O Flamengo, ainda na espera do treinador Jorge Jesus, que chegaria e venceria a Libertadores e o Brasileirão daquele ano eliminou o Timão com duas vitórias magras. Mesmo assim, o Rubro-negro carioca seria eliminado logo após, nas quartas de final, frente ao Athletico-PR, que sagrou-se campeão da competição naquele ano.

 

Copa do Brasil de 2018 (semifinal) – Corinthians classificado
Ida: 12/9/2018 – Flamengo 0 x 0 Corinthians (Maracanã)
Volta: 26/9/2018 – Corinthians 2 x 1 Flamengo (Arena Corinthians)

Um ano antes, quem se deu bem foi o Corinthians. Após um empate sem gols no jogo de ida, no Maracanã, o Timão contou com um gol do garoto Pedrinho, que veio do banco de reservas para resolver a parada e dar ao Clube paulista o direito de disputar mais uma decisão. Porém, mais uma vez, o confronto entre Fla e Corinthians não apontou o campeão, já que o Cruzeiro bateu os paulistas na grande final.

Jadson e Réver: Disputa em 2018 em que o Timão levou a melhor – Buda Mendes/Getty Images

 

 

Copa do Brasil 1989 (quartas de final) – Flamengo classificado
Ida: 2/8/1989 – Flamengo 2 x 0 Corinthians (Maracanã)
Volta: 12/8/1989 – Corinthians 4 x 2 Flamengo (Pacaembu) 

No longínquo ano de 1989, as equipes ficaram frente a frente pela primeira vez na Copa do Brasil, a competição mais democrática do calendário do futebol nacional. Nas quartas de final, o time do Flamengo abriu vantagem no Maracanã ao vencer por 2 a 0, com gols de Zico e Nando. Já na volta, em São Paulo, o Corinthians até goleou por 4 a 2, mas os cariocas aproveitaram a regra do gol fora de casa para avançar.

 

 

Libertadores de 2010 (oitavas de final) – Flamengo classificado
Ida: 28/4/2010 – Flamengo 1 x 0 Corinthians (Maracanã)
Volta: 5/5/2010 – Corinthians 2 x 1 Flamengo (Pacaembu) 

Em 2010, ocorreu o primeiro encontro entre Flamengo e Corinthians na história da Libertadores da América, o maior e mais importante campeonato do continente. Os cariocas contavam com o ‘Império do Amor’ no ataque, e Adriano deu vantagem ao Fla. No segundo jogo, um gol contra e um tento marcado por Ronaldo estavam dando a vaga ao Corinthians, mas Vagner Love marcou para o Rubro-negro e classificou o Fla para as quartas de final.

 

Libertadores de 2022 (quartas de final) – Flamengo classificado
Ida: 2/8/2022 – Corinthians 0 x 2 Flamengo (Neo Química Arena)
Volta: 9/8/2022 – Flamengo 1 x 0 Corinthians (Maracanã) 

Já o último encontro entre as equipes foi recente. No meio da temporada de 2022, Corinthians e Flamengo disputaram uma vaga nas semifinais da Libertadores. Com gols de Pedro, Gabriel Barbosa e Arrascaeta, os cariocas bateram os paulistas por 3 a 0 no placar agregado, o que deu ao Fla a possibilidade de jogar a semifinal do torneio continental, onde superou o Vélez Sarsfield.

Pedro: superou o duelo contra o goleiro Cássio – Andre Borges/Getty Images

Fonte: Bolavip