Início Notícias Neto aponta segredo para sucesso do basquete do Flamengo

Neto aponta segredo para sucesso do basquete do Flamengo

José Neto, ex-técnico do Flamengo – Foto: Divulgação

COLUNA DO FLA: Além do futebol, o Flamengo também é uma potência em outra modalidade: o basquete. Um dos nomes mais importantes da história do clube nesta área é o treinador José Neto, multicampeão comandando o FlaBasquete. Em entrevista concedida ao PODFLA, podcast do Coluna do Fla, o ex-comandante rubro-negro revelou qual o segredo para o sucesso do Mais Querido no esporte.

— O (Alexandre) Póvoa (vice-presidente de Esportes Olímpicos) foi extremamente importante, porque ele sabe exatamente o que é Flamengo. Ele tem isso como identidade. Então ele sabe exatamente o que é isso. O (Marcelo) Vido (Diretor Executivo de Esportes Olimpicos) tem uma visão mais organizacional, com a experiência que ele tem. Um cara com muito conhecimento nessa parte estrutural e administrativa. E o Póvoa foi extremamente importante pelo seguinte: você sair da sua zona de conforto era o que ele fazia com a gente (FlaBasquete). Ele era um cara que cobrava sempre a excelência. Ganhamos de 20 e ele dizia: “não cara, vocês poderiam ter ganhado de 30” -, disse o ex-treinador do Fla, antes de prosseguir:

— Ele era assim. Não era um cara insatisfeito, mas era um cara que cobrava aquilo que ele poderia dar mais. Eu nunca me esqueço, foi um dos títulos que a gente ganhou. Nós ganhamos no sábado e ele falou: “Vamos fazer uma reunião na segunda-feira”. Fui almoçar eu, ele e o Vido. Chegando lá, a gente conversando e ele falou assim: “cara, a gente precisa ver como nós vamos fazer essa próxima temporada, porque eu achei que essa temporada, apesar da gente ter ganhado, poderíamos ter ganhado mais fácil”. Isso foi dois dias depois que a gente ganhou. Ele poderia até ter falado: “pô, campeão, boa, beleza”, mas ele falou que nós passamos um sufoco que não precisava. Então, assim, isso foi importante -, completou.


O ex-técnico do FlaBasquete ainda destacou que a cobrança por parte do vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo provocava “raiva” no elenco, mas servia para motivar os jogadores. Isso porque, segundo José Neto, os atletas passavam a procurar melhorar o desempenho após as declarações. O treinador, no entanto, ainda ressaltou que o dirigente rubro-negro também sabia valorizar a equipe em determinados momentos.

José Neto, comandou o Flamengo na conquista do título Mundial do Basquete, em 2014, após derrotar a equipe do Maccabi Tel Aviv, de Israel, por 90 a 77, na finalíssima. O treinador ganhou, ainda, quatro NBBs, o Campeonato Brasileiro do esporte. Além disso, com o técnico, o Mengo foi campeão de cinco Campeonatos Cariocas e uma Liga das Américas, equivalente à Libertadores no futebol. O comandante deixou o clube em 2018 e, atualmente, dirige a Seleção Feminina do Brasil.