Início Notícias Polícia apreende 50 mil peças piratas de times brasileiros

Polícia apreende 50 mil peças piratas de times brasileiros

Foto: Divulgação

COLUNA DO FLA: Importante fonte de renda para os clubes de futebol, a venda das camisas oficiais tem sido reduzidas por conta da pirataria. Nesta quarta-feira (21), aliás, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu 50 mil produtos falsificados em fábricas espalhadas pela capital e pelo estado. Entre os times prejudicados, estavam o Flamengo.

As representações foram feitas por Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Internacional, Grêmio, Coritiba, além da CBF. Juntas, as entidades estimam que, se os produtos fossem vendidos, o prejuízo chegaria aos R$ 7,5 milhões. As informações foram publicadas inicialmente pelo Uol.

— Nós estimamos que foram apreendidos cerca de 50 mil produtos. Os clubes e a CBF avaliam que esses artigos poderiam causar um prejuízo de cerca de R$ 7,5 milhões para eles em virtude de deixarem de comercializar e de recolher os direitos inerentes a essa comercialização. Encontramos peças de vestuário, especialmente camisetas, patches com símbolos de clubes de futebol e algumas telas para confecção de camiseta – comentou Wagner Carrasco, delegado responsável pelo caso.

— A importância dessa ação é que, na situação em que alguns times estão hoje, Flamengo, em finais, Corinthians, na final da Copa do Brasil, Palmeiras, à beira de um campeonato vitorioso (Brasileirão), CBF, às vésperas de uma Copa do Mundo, a gente sabe que a produção desses produtos piratas aumentam. Muita coisa foi apreendida”, completou Ricardo Magno Bianchini da Silva, superintendente jurídico do Corinthians. Ele acompanhou as buscas juntamente com representantes de outras agremiações.

Com uniformes verdadeiros à disposição, o Flamengo se reapresentou nesta quarta-feira (21), após derrota de 2 a 1 para o Fluminense, no último domingo (18), pelo Campeonato Brasileiro. O Mengão volta a campo na próxima quarta (28), quando visita o Fortaleza, às 19h (horário de Brasília), pela 28ª rodada da competição. O Mais Querido está em quarto lugar, com 45 pontos, 12 atrás do líder Palmeiras. O G4 tem ainda Internacional e o próprio Flu, com 49 e 48, respectivamente.

Além do Campeonato Brasileiro, o Flamengo também corre atrás dos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. No mata-mata nacional, o Mengão encara o Corinthians, nos dias 12 e 19 de outubro, com o segundo jogo no Maracanã. Já no torneio continental, o Rubro-Negro medirá forças com o Athletico-PR, em jogo único a ser disputado em 29 do mesmo mês, no Equador.