Início Notícias Flamengo é, disparado, o líder de torcida no interior do Ceará

Flamengo é, disparado, o líder de torcida no interior do Ceará

Torcida do Flamengo no Castelão – Foto: Divulgação

O POVO: A pesquisa Ipespe sobre a preferência dos cearenses (que vivem no Estado) por times de futebol, divulgada nesta terça-feira, 20, pelo O POVO, mostrou um empate técnico entre Flamengo e Ceará na primeira posição; e logo atrás o Fortaleza, tecnicamente empatado com o Vovô, devido à margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos.

Os três clubes dominam o ranking de torcidas entre os residentes no Ceará, já que os demais times citados ficaram abaixo dos 5%. Quando se divide o público entrevistado entre moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e os do interior do Estado, é possível notar uma separação mais definida entre os dois gigantes cearenses e o Flamengo.

A pesquisa mostra que Ceará e Fortaleza são mais queridos na RMF, enquanto o Flamengo é o preferido dos residentes do interior entre as pessoas que torcem algum time de futebol no Estado. Na Capital e cidades mais próximas, inclusive, os rivais cearenses juntos superam até o número de pessoas que afirmaram não torcer para nenhuma equipe (33,9%).

Na RMF, 38,2% dos moradores torcem para Vovô ou Leão. De maneira individual, o Ceará apresenta percentual de 21,1% e o Fortaleza 17,1%, tecnicamente empatados na margem de erro. O Rubro-Negro Carioca foi apontado por 14,1% deste grupo, estando tecnicamente empatado com o Tricolor, mas não com o Alvinegro.

O domínio de Ceará e Fortaleza na RMF fica ainda mais acentuado se não considerarmos os 33,9% que disseram não torcer para clube algum. Nesse caso, a dupla que disputa o Clássico-Rei salta para 57,7% da preferência dos torcedores da Capital e adjacências.

Flamengo domina preferência do torcedor no Interior
A presença do Flamengo continua forte no interior do Estado. Sozinho, o Rubro-Negro detém 24,5% da preferência desse grupo, percentual que não é alcançado nem mesmo pela junção dos índices de Vovô e Leão juntos (20,9%), apesar da margem de erro assegurar empate técnico nesta situação.

Quando a disputa do Rubro-Negro com Ceará e Fortaleza é individual, há uma disparidade, já que o Alvinegro possui 11,4% da preferência dos interioranos e o Tricolor somente 9,5%.

Apesar da hegemonia do Flamengo no interior, os rubro-negros não superam a quantidade de pessoas moradoras da região que afirmam não torcer para nenhum clube (33,8%), diferentemente do que acontece na RMF.

Ao levar em consideração apenas os torcedores que moram no interior, o Rubro-Negro tem 37% da preferência do público deste grupo, frente a 31,6% que torcem para Ceará ou Fortaleza. Significa um empate técnico no limite da margem de erro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-06344/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04596/2022. Mil pessoas foram ouvidas, a partir dos 16 anos, com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução e renda. As entrevistas foram via telefone através do sistema Cati Ipespe.

Ranking da torcida cearense na RMF
Ceará – 21,1%
Fortaleza – 17,1%
Flamengo – 14,1%
Corinthians – 4,3%
Palmeiras – 2,7%
São Paulo – 2%
Ferroviário – 1,8%
Vasco – 1,8%
Outros clubes – 1,1%

Ranking da torcida cearense no Interior
Flamengo 24,5%
Ceará – 11,4%
Fortaleza – 9,5%
Palmeiras – 5,4%
Corinthians – 4,8%
São Paulo – 4,3%
Vasco – 3,9%
Outros clubes – 2,3%