Início Notícias Os principais jogadores de Portugal para o Mundial 2022

Os principais jogadores de Portugal para o Mundial 2022

Foto: Divulgação

Em novembro e dezembro, o Qatar acolhe o Campeonato do Mundo de futebol de 2022. Portugal é uma das seleções participantes e tem no seu plantel alguns dos melhores jogadores da atualidade. Apresentamos algumas das principais figuras portuguesas, a ter em atenção na hora de fazer as suas apostas desportivas no Mundial.

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo é figura incontornável de Portugal. Apesar dos seus 37 anos de idade, o avançado continua a ser um dos melhores jogadores do mundo e tem sempre o potencial de ser decisivo e fazer a diferença em qualquer equipa que esteja.

Esta época, o internacional luso volta a representar o Manchester United ao nível de clubes. Apesar de ainda não ser opção regular como titular, há que ter em conta que falhou boa parte da pré-época e vem ganhando aos poucos a confiança do treinador Erik Ten Hag.

Com ritmo competitivo e integrado, Cristiano Ronaldo foi evidentemente um dos mais importantes jogadores do Manchester United na época passada com 24 golos e três assistências.

Pela seleção, CR7 mantém-se como fulcral. Prova disso são os quatro golos durante a fase final do Mundial 2018 ou os cinco tentos apontados no Euro 2020 (disputado em 2021).

Bernardo Silva
Atualmente na sua sexta temporada ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva tem apenas 28 anos de idade. O jogador pode atuar como médio ofensivo e extremo.

Opção regular no 11 titular de Pep Guardiola no clube inglês, já foi decisivo com golos e assistências na Premier League deste ano – tal como foi em várias ocasiões na temporada passada.

Já na Liga das Nações que começou em junho, por Portugal Bernardo Silva assinou um total de três assistências. Continua a ser uma escolha habitual na equipa e não há nada que indique que seja diferente no Mundial. Será, seguramente, um dos principais jogadores portugueses no Qatar.

Diogo Costa
A ascensão de Diogo Costa foi meteórica. Aproveitando da melhor forma a oportunidade que lhe foi dada por Sérgio Conceição no lugar de Marchesín, o jovem assumiu-se rapidamente como dono da baliza do FC Porto. Mas não só.

Passou de suplente para forte concorrente de Rui Patrício como guarda-redes da seleção, fazendo já quatro jogos de grande importância a titular: incluindo os dois do playoff de acesso ao Campeonato do Mundo.

Pode ainda não ser claro quem irá «mandar» na baliza portuguesa durante o Mundial 2022, mas Diogo Costa será, sem margem para dúvidas, uma forte mais-valia no grupo.

João Cancelo
Aos 28 anos de idade, João Cancelo é já visto como um dos melhores laterais do futebol mundial. Pode jogar à direita e à esquerda e atualmente representa o colosso Manchester City.

O futebolista português é uma opção regular e faz exibições tradicionalmente sólidas ao serviço dos citizens – quer no campeonato inglês, quer na Liga dos Campeões. Para além do trabalho defensivo, notabiliza-se pela grande quantidade de assistências para golo e em Portugal é uma das principais peças ao serviço do selecionador Fernando Santos.

João Félix
O avançado João Félix continua sem se impor de forma clara no Atlético de Madrid. Até ao momento ainda não conseguiu mostrar um rendimento muito consistente e raramente chega a completar os 90 minutos.

No entanto, quando está inspirado, João Félix é um grande perigo para as defesas adversárias – em especial pelas suas assistências para golo.

Este ano, condicionado por lesões, o futebolista de 22 anos ainda só disputou dois jogos pela seleção das Quinas – em ambos os casos, durante poucos minutos. No entanto, João Félix já demonstrou poder fazer a diferença também por Portugal.

Pepe
É o «patrão» da defesa do FC Porto e também da seleção. Os 39 anos de idade ainda não parecem pesar em Pepe, que continua a contrariar os planos dos atacantes adversários.

Nos azuis-e-brancos, o jogador é de importância vital no centro da defesa – quer para a primeira liga, quer para a Liga dos Campeões.

Na seleção, Pepe é também um frequente titular na equipa escalada por Fernando Santos e nada leva a crer que isso se altere até ao Campeonato do Mundo. Uma peça chave de Portugal para manter as bolas longe da baliza.

Vitinha
Com apenas 22 anos de idade, Vitinha tem esta temporada a sua primeira experiência internacional – trocou o FC Porto pelo campeão francês Paris Saint-Germain.

O médio centro não está a demorar a impor-se nos parisienses, onde já é regularmente titular – embora ainda seja raro completar os 90 minutos de um jogo.

Pela seleção, Vitinha tem apenas três jogos. No entanto, a assumir-se no Paris Saint-Germain como está a assumir-se, o futebolista entrará quase certamente nas contas de Fernando Santos para o meio-campo de Portugal no Mundial.