Início Notícias Campeonatos da CBF serão paralisados em Data Fifa em 2023

Campeonatos da CBF serão paralisados em Data Fifa em 2023

Time do Flamengo cantando hino nacional no Mané Garrincha, pelo Brasileirão – Foto: Paula Reis

COLUNA DO FLA: Nesta sexta-feira (09), o técnico Tite realizou mais uma convocação para a Seleção Brasileira. Com mais uma leva de amistosos se aproximando, os clubes brasileiros com atletas chamados, sofrerão com desfalques. No entanto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, afirmou que a partir de 2023, o calendário do futebol nacional irá respeitar as Datas FIFA.

As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal O Globo. A ideia da CBF é impedir que os clubes brasileiros percam jogadores importantes com as convocações para as seleções. O calendário para a próxima temporada, ou seja, para 2023, será publicado pela CBF no fim de setembro.

Ainda segundo o portal, o calendário depende apenas da data do Mundial de Clubes, já previsto para 2023. Vale lembrar que a CBF havia prometido esta medida anteriormente, em outras ocasiões, mas a pandemia acabou mudando os planos da entidade.

Como a Copa do Mundo do Qatar irá terminar em dezembro de 2022, no próximo ano, o período de pré-temporada dos clubes brasileiros será normalizado. O desafio, vale destacar, será manter a mesma medida para os anos seguintes, como em 2024. A solução, talvez, seja encurtar as disputas dos campeonatos estaduais.

Vale lembrar que, como dito anteriormente, nesta sexta-feira (09), teve convocação do técnico Tite para disputar os amistosos contra Gana e Tunísia nos dias 23 e 27 de setembro, respectivamente. Para os compromissos do Brasil, Pedro e Everton Ribeiro, do Flamengo, foram chamados. Além disso, Arrascaeta e Guillermo Varela também apareceram na lista da Seleção Uruguaia.

Desse modo, com a convocação, o quarteto irá desfalcar o Flamengo no jogo contra o Fortaleza, na Arena Castelão, no dia 28 de setembro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, como a apresentação de Pedro e Everton Ribeiro à Seleção Brasileira está marcada para o dia 18 deste mês, quando o Fla encara o Fluminense, pelo Brasileirão, o Mais Querido tentará negociar com a CBF para que os atletas cheguem depois dos demais jogadores.